O REI CONTINUA NU

Só os mais inteligentes podem enxergar o novo traje do rei. Isso é o que dizia a velha fábula de Hans Christian Andersen, publicada em 1837. A fábula fala sobre um bandido que, fugindo de seus captores, se esconde em um castelo e se faz passar por alfaiate de talentos incomuns. Em troca de grande riqueza, o malandro promete confeccionar um traje leve e mágico, que só os mais inteligentes poderiam ver. Temendo se passar por estúpidos, o povo, a corte e o próprio governante afirmavam ver o traje inexistente e faziam elogios ao trabalho do falso alfaiate. Foi quando surgiu uma criança que, sem medo, maldade ou vontade de bajulação ousou revelar a verdade: - O rei está nu.

Até hoje muita gente se recusa a perceber ou reconhecer que foi tapeado, caindo em mais um conto. Muitos combatem o que é fato ao defender o que chamam de mito (entre os mitos conhecidos do folclore brasileiro estão o curupira, o boitatá e a mula sem cabeça). Há quem tema ver sem véu a realidade dos fatos atuais ou a ameaça de mudança de padrões de vida comodamente confortáveis. Se outros têm problemas com isso, são problemas de outros.

Em 1993 houve um plebiscito no Brasil, quando os eleitores do país poderiam escolher o regime e o sistema de governo a serem implementados. No dia 21 de abril daquele ano os brasileiros poderiam optar entre o regime republicano ou monarquista, sob o controle de um sistema presidencialista ou parlamentarista. Embora fossem minoria, 6.843.196 (seis milhões, oitocentos e quarenta e três mil, cento e noventa e seis) brasileiros votaram no regime monárquico. Estamos falando de milhões de brasileiros que queriam que o país tivesse um rei. Antes disso, na falta de um regime monarquista, pessoas de criatividade duvidosa criaram um rei do futebol, outro da MPB e até uma rainha dos baixinhos (Não falamos aqui de anões, o que ficaria bem para uma rainha Branca de Neve). Na falta de um regime monarquista no Brasil, há quem se excite com príncipes ingleses entre celebridades do mundo pop.

Embora lamentável, se faz necessário informar que hoje não é possível apontar reis nascidos no Brasil. Alguém pode ver algum por aí, mas talvez descubra um dia que o rei está nu

Wellington Fernandes
Enviado por Wellington Fernandes em 25/08/2019
Código do texto: T6729035
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.