A desumanização é a mais grave das falhas de caráter.

Desmascarado o narcisismo perverso:

Não costumamos dar muita relevância ao narcisismo camuflado de orgulho contido em cada um de nós, pois acreditamos que, por se tratar de algo natural, não é tão prejudicial. Exatamente por isso o narcisismo perverso toma mais força, manipulando mentes e se mascarado de bondade e "justiça".

O narcisismo perverso é aquele que teme demais a psicologia, por isso foge dela e faz de tudo para difamá-la, pois sabe que essa ciência pode vencê-lo através do autoconhecimento.

O narcisismo perverso é aquele que se diz humilde e defensor dos menos favorecidos, mas é milionário. O narcisismo perverso é o que se intitula o mais digno e justo, mas mente descaradamente.

O narcisismo perverso é aquele que desconhece a empatia, agredindo com atos e palavras todos que se colocam contra suas vontades e crenças. Como se fosse uma divindade, ele se considera superior a todos, e até mesmo um salvador, fazendo as pessoas acreditarem nele através de propagandas repetitivas sobre si mesmo. Ele repete tantas vezes que é "bom" ou "honesto" que as pessoas passam a acreditar, independente de suas ações, e tudo que o contraria toma fama de "ruim", como se houvesse apenas dois lados, ou está com ele ou contra ele. E se você estiver contra, será julgado por não defender as mesmas falsas virtudes que ele prega sobre si mesmo.

Quando o narcisismo perverso não consegue mais controlar a pessoa que "cai em si", ele passa a difamá-la. Além de a descartar como se fosse um papel (o cúmulo da ingratidão), ele vai agir com uma das suas piores armas: a maledicência.

"Falar mal do outro é uma forma desonesta de exaltar a si mesmo." Porém a maledicência vai muito além disso... ela dissemina mentiras sobre aqueles que não pode mais controlar, queimando a imagem das pessoas e distorcendo a verdade, da forma mais suja e desonesta possível. Não existe moral para o narcisismo perverso. Ao mesmo tempo em que posa de justo, ele pode cometer ou acobertar atos ilícitos, mentir e fazer apologia à violência, se conectando ao instinto mais primitivo dos cegos que os seguem.

O narcisismo perverso pode até roubar materialmente as pessoas, mas o que ele prefere mesmo é roubar vidas, assumindo o controle das mentes das massas, o que o faz sentir cada vez mais poderoso.

Vale a pena ressaltar que o narcisismo perverso não é uma só pessoa. É um tipo cruel de personalidade desenvolvida em várias pessoas. E toda a corrupção contida nessa personalidade é ambidestra! Ela consegue se alimentar e favorecer a si mesma através do apoio daqueles que ainda estão manipulados.

Mas por que somos tão manipuláveis?? Porque o narcisismo existe dentro de cada um de nós e pode ser instigado muito facilmente através da revolta. O que muitos não sabem é que ele antes de fazer mal aos outros, primeiro faz mal a nós mesmos, à nossa própria saúde.

Ao nos sentirmos vítimas ficamos obcecados e com mania de perseguição. E o ego narcísico nos faz pensar que todas as mensagens e notícias (que geralmente não tem nada a ver conosco e que faz parte de outro contexto) são indiretas para nós, como se fôssemos o centro do mundo.

Pensamos que o mal está sempre no outro lado porque o narcisismo perverso nos impede de enxergar que o mal também existe do nosso lado. Ele nos impede de enxergar a situação "de fora", além das nossas expectativas e pontos de vista.

Todos nós sentimos a necessidade de acreditar num salvador da humanidade, entregando o controle de nossas vidas, de nossas crenças ou ideologias a serviço de alguém. É nessa hora que o narcisismo perverso nos manipula e nos conecta com o pior que há em nós, como se nos enfeitiçasse, levando para longe a consciência dos nossos valores humanos. Passamos a agredir amigos e familiares em prol de uma fantasia criada, que pode até nos transformar em seres desumanos.

Não é fácil sair do enredamento que o narcisismo perverso nos causa, principalmente quando envolve nossas crenças e esperanças. Mas também não é impossível quando olhamos para dentro de nós e voltamos a nos conectar com a nossa verdadeira essência. Mas só vencemos ele quando conseguimos sentir compaixão por aqueles que estimulam nosso ódio. Aí sim, ele passa a não mais encontrar terreno fértil em nossa coração, libertando nossa consciência.

Um dos meus maiores objetivos hoje é vencer o narcisismo que há em mim através da minha própria conscientização. Pois controlando o mal que há em mim eu deixo de fazer parte da rede manipulativa, através da diferença de sintonia.

É fazendo a nossa parte que deixaremos de fazer parte de mundos desumanos, ainda cheios de crueldades e provações. Só transformamos o mundo exterior após transformarmos o mundo interior. Não adianta reclamar. Reclamações só atraem mais revolta. É preciso ser grato pelo que já conquistamos e agirmos com sabedoria e prudência, buscando sempre a verdade para construirmos um mundo melhor.

Por um mundo mais consciente e mais humano! Porque desumanização é a mais grave das falhas de caráter.

Cila Mattos
Enviado por Cila Mattos em 19/11/2019
Reeditado em 21/11/2019
Código do texto: T6798161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.