Respeito

"O amor é o maior sentimento que podemos sentir", talvez isso seja verdade, contudo seria ele a coisa mais fundamental em nossas vidas como as pessoas costumam pregar ? É fato que amar é uma coisa muito importante, que nos faz bem entre outros benefícios, porém não existe nada acima do amor ?

Bom num mundo perfeito, pacífico e ideal (como aqueles de panfletos de paraíso, pessoas e animais) talvez o amor fosse a palavra de maior significado, mas no século XXI em meio a tanto, preconceito, hipocrisia e mentiras, onde se julga primeiro e procura se conhecer os fatos depois a palavra de ordem é RESPEITO. Mesmo que respeito não seja um sentimento tal como o amor ele é consideravelmente superior, pois não é possível amar alguém que você não respeita ( é ilógico amar alguém que não mostra respeito por você e pela pessoa que você é ). Não importa se é família, parente, líder político, religioso , respeito não é uma incumbência por associação e sim um mérito/apreço adquirido (exemplo, eu não vou respeitar um familiar pois temos laços sanguíneos, vou respeitá-lo se a conduta dele trabalhou para que o admirasse e consecutivamente respeitasse).

Mas respeito não é sinônimo de "ser agradável" com alguém, o respeito de verdade é conquistado , por atitudes, não é ser bonzinho, mas justo, cada ação determina uma postura.

Respeito não é alguém ter uma opinião como a sua, mas entender que você tem direito a uma opinião diferente; respeito não é falar "apesar de onde veio…" , mas compreender que todos nascemos em lugares com oportunidades diferentes, mas que isso não faz diferença na construção moral; respeito não é apontar algo como incomum e dizer "até tenho amigos que são " , mas sim abaixar o dedo e não colocar um rótulo; respeito não é falar algo ofensivo e finalizar com "mas foi brincando" "é uma piada" , mas sim pensar "minhas palavras vão magoar, constranger ou humilhar alguém ?" e se a resposta for sim então calar-se.

Ninguém é obrigado aceitar 100% de tudo (até porque hoje em dia é cada besteira que se escuta) , mas ter empatia, procurar entender, conhecer é primordial, respeitar não custa nada, mostrar educação/modos é algo que todo ser humano deveria procurar praticar. Um homem que não trata com respeito seu semelhante, não é alguém que vive com dignidade, pois respeito é uma escolha, um consequência e até mesmo futuro (existe futuro num mundo sem respeito?).

A questão não é ser politicamente correto, mas ser consciente que entre suas palavras e as outras pessoas a uma grande soma de dor e problemas, que poderia ser evitada apenas pensando com um pouquinho mais de respeito.

Samanta Zubinha
Enviado por Samanta Zubinha em 27/02/2020
Código do texto: T6875502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.