O problema do Brasil

O problema do Brasil é o brasileiro. Em meio ao caos da pandemia isso fica evidente.

O problema do Brasil é o povo que cria o próprio caos aonde quer que ele se meta, pois o pensamento coletivo desordenado causa o pânico e desinformação.

O problema do Brasil é o brasileiro que já começa errado na escola, não respeita o professor, não respeita os pais, não respeita a si mesmo. Não existe a consciência real nem da família nem do próprio jovem sobre a importância de estudar. É nessas horas então que o brasileiro começa a aprender a encher a boca pra falar e usar discursos demagogos sem acompanhá-los de atitudes. Daí então ele leva isso pra vida.

O problema do brasileiro é querer opinar sobre tudo sem conhecer nada. É ler no Google e acreditar ser o próprio detentor do saber; quando não pior, ver no ‘zap zap’ e ainda mais, crer. O problema maior ainda é não ter pensamento próprio e crítico, se deixar levar por qualquer opinião que atenda seus limites primitivos e abandonar a lógica e o bom senso ao emitir seus brados por aí.

O problema do brasileiro é que ele deseja cobrar de seus representantes a honestidade e transparência que nem ao menos existe em suas vidas. Furam fila, vivem de nepotismos e se derramam por tudo aquilo que os favorece sem pensar muito no próximo. O problema do brasileiro é que ele não entende que pra manter a casa em ordem é preciso antes ser um ser humano de ordem maior.

O problema do brasileiro é terceirizar o pensamento criativo, é ter preguiça de pensar e manter o velho hábito de escolher o caminho mais fácil, sempre.

O problema do brasileiro é tentar resgatar a idolatria dos deuses colocando no Olimpo seus políticos. É viver de falsas ideologias e se tornarem obsoletos, beirando a letargia intelectual, pois têm preguiça de estudar um pouquinho de História, Filosofia e Sociologia, pois pra todos os efeitos essas matérias são chatas e não ‘acrescentam’ em nada. Surge do primitivismo intelectual a ideia de político-herói e o povo passa a idolatrar, não importa quão falho seja seu político-deus, ele acaba passando por cima do bom senso em prol de seu senhor.

O problema do brasileiro é que ele não cobra das autoridades, com veemência, aquilo que eles têm o dever de fazer, pois são pagos pra isso. O problema é que não se deve colocar no altar das fascinações o político que faz o que não passa de sua obrigação, cuidar do povo, reger bem o país é obrigação, não atitude a ser premiada. Infelizmente o político vira o funcionário do mês por seus méritos que não passam de funções do cargo a se cumprir.

O problema do brasileiro é que ele mal entende de economia doméstica e quer achar que sabe algo sobre a economia do país. O outro grande problema é achar que sabe interpretar textos e expressões idiomáticas e sair por ai falando ‘seje’, ‘menas’, ‘iorgute’, ‘estrupo’. Mas, e daí, não é mesmo?

O problema do brasileiro é viver em meio ao caos de uma pandemia, onde todo o planeta mantém a consciência de que a vida está acima de qualquer outra coisa e ainda ser capaz de ignorar tudo isso e dizer que é intriga da oposição.

O problema do brasileiro é que a vida perdeu seu valor para dar lugar ao seu ego inflado, sua crise de inferioridade manifestada em agressivas discussões e discursos inflamados sobre o que ele acha,vem como ato desesperado de que sua opinião pudesse mudar os fatos. O problema do brasileiro é não se importar em dar bom dia nem ao seu vizinho, mas querer usar a fome, pobreza, moléstias e outras misérias em seus discursos apenas para parecer mais pomposo e inteligente.

O problema do brasileiro é que ele se esqueceu do amor. Suas religiões, suas crenças, não passam de mais uma característica para preencher sua biografia, pois quando se trata de amor ao próximo não existe o próximo. Sua capacidade em ser caridoso passa pelo crivo de sua própria opinião sobre quem merece e quem não.

O problema do brasileiro está em não aceitar os fatos e não conseguir entender que nem tudo é conspiração. O problema do brasileiro é que ele é como criança teimosa que precisa provar pra ter certeza. Tem sempre alguém em quem pôr a culpa. O problema é que os números não passam de números até que eles virem nomes, até que ele faça parte da estatística. Mas, e daí? Somos apenas humanos, brasileiros e não podemos fazer nada.

MariaLaura
Enviado por MariaLaura em 06/05/2020
Reeditado em 07/05/2020
Código do texto: T6939320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.