Ciência, conceito e um papel na História

Tema: Filosofia da Ciência

Esboçar a Ciência como o haurido nos livros de História, em que invoca-se grandes feitos científicos e descobertas reveladoras sobre os fenômenos naturais, lincando-os com fatos históricos, povos e ideologias políticas. Intuindo persuadir o leitor de que o avanço científico, esteja coadunado estritamente com um local, tempo e condições. Não se deve entretanto, julgar e muito menos desconsiderar as importantes variantes já expostas (históricos, povos e ideologias políticas), para o progresso da Ciência, são sim questões pontuais e que têm sua contribuição. Não se deve porém atrelar a ideia de progresso científico, às probabilidades que referenciam a aspectos tangentes à cultural nacionalista por exemplo, dando menor atenção à prática pragmática e labutar da atividade de pesquisa em si.

Partindo do pressuposto no afiançado nos livros de história, em que a Ciência nas suas questões de teor contextual e conceitual resume em: leis, observações e teorias, colocada de uma forma cronológica e descritiva; de certa forma prejudica uma compreensão mais aprofundada e próxima da realidade dada; pois à Ciência avança sim, mas seu progresso não é simplesmente acumulativa, há sim retrocessos. É pertinaz trazer uma interpretação mais técnica nos aspectos que implicam na conceituação e desenvolvimento científico, nas respostas e aproximações a respeito de obter respostas e formular questionamentos cada vez mais elaborados e pertinentes a respeito de tudo que abarca o cosmo, a existência e os fenômenos naturais. Enfim todo o cabedal envolvido no arcabouço da alçada da Ciência.

A Ciência indubitavelmente é um empreendimento humano, de contornos lógico-dedutivo-imaginativo-experimental-conceitual-prático. A Ciência é o apanágio humano e racional, uma tentativa razoável de explicar o lugar do homem no cosmo. Caracteriza-se com uma reunião de teorias, métodos, experimentos em textos. Os cientistas, indivíduos normais, que munidos de sagaz curiosidade e racionalidade, empenham-se e labutam (em casos de forma anônima) para dar a sua contribuição com um ou outro elemento formulado sob premissa primeva de hipótese para resposta de uma problemática dada, e que auxiliará a formar o grande e intrincado mapa conceitual/prático de uma teoria científica, posta neste caso como um paradigma.

A História da Ciência, preocupasse com o relato do desenvolvimento científica através dos tempos, dos obstáculos que porventura inibiram o seu progresso; determinar quando e por quem cada descoberta, fato, teoria ou lei foi descoberta e/ou inventada. Implicando também em promover uma explicação isenta; no concernente aos erros, mitos e fatores de inibiram o progresso da Ciência.

A real relevância da Ciência, perpassa às páginas descritas na História. Essa expressão pura do intelecto humano, manifestou-se como uma tentativa extraordinária e retroalimentadora, uma vez que progride sob o aspecto de refutar às próprias certezas, em fornecer subsídios para entendermos o nosso lugar no cosmo.

(Fonte: A Estrutura das Revoluções Científicas – T. S. Kuhn)

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 30/08/2020
Código do texto: T7050540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.