HUMANOS X CÃES – UMA BREVE COMPARAÇÃO

HUMANOS X CÃES – UMA BREVE COMPARAÇÃO

Andei pensando sobre os cães em nossas vidas. Somos cercados por vários animais, no entanto, o mais doméstico e presente em nossas vidas são os cães. Como humano, não quero afastar a importância dos outros animais, cuja amizade, cumplicidade e carinho no enchem todos os dias. É bem verdade que muitos humanos não gostam de animais, mas este texto não terá o propósito de tratar de patologias.

Pois bem, resolvi fazer uma comparação envolvendo alguns temas apenas:

1 – Racionalidade:

Humanos: são racionais.

Cães: são irracionais.

2 – Fidelidade:

Humanos: mais ou menos fiéis.

Cães: fiéis.

3 – Apego aos bens que possui:

Humanos: em regra, nunca entrega o seu melhor bem, e quando o faz, sente receio, não confia, mesmo a um filho, pois quando não lutou para tê-lo, recebeu de alguém facilmente ou não, e com isso, conseguiu a inimizade alheia

Cães: entrega seu melhor bem geralmente para ser jogando, para que eles mesmos o peguem e tornem a entregá-lo para ser jogado e com isso gerar maior vínculo de amizade.

4 – Linguagem:

Humanos: sabem falar, latir e outros sinais de comunicação.

Cães: sabem latir.

5 – Classificação científica:

Humanos: classificados como espécie, gênero e outras inovações por falta de insatisfação ou identificação.

Cães: classificados como espécie, gênero e raça.

6 – Tempo de vida:

Humanos: vivem em média 75 anos, mas há notícia que informa ter alguns que chegaram aos 140 anos.

Cães: vivem em média 12 anos.

7 – Defesa de seus filhos/filhotes:

Humanos: em regra, defendem e educam os seus filhos, mas há também casos de delegação destas atribuições.

Cães: defendem suas crias e o educam.

8 – Comando/adestramento:

Humanos: geralmente comandam e adestram os cães.

Cães: geralmente são comandados e adestrados por humanos.

9 – Comportamento durante o encontro entre ambos:

Humanos: em regra, quando encontram seu cão esboça algum tipo de sentimento positivo ou não.

Cães: todas as vezes que encontra o seu dono, transmite alegria.

10 -Respiração:

Humanos: respiram pela boca e nariz.

Cães: respiram pela boca.

11 – Aprendizado mútuo:

Humanos: não reflete muito do que seu cão transmite.

Cães: reflete muito do seu dono, optando sempre pelo caminho da passividade.

12 – Defesa mútua:

Humanos: age com a razão e vez por outra, pensa na defesa de seu cão.

Cães: age por instinto para defender o seu dono.

13 – Na saúde e na doença:

Humanos: se seu cão está são tem um comportamento. Se está doente, por vezes, até o abandona.

Cães: se seu dono está doente ou com saúde, seu comportamento sempre será o mesmo. Aliás, quando sentem a enfermidade no seu dono, costumam ficar mais próximos.

14 – Visão:

Humanos: enxergam mais cores que os cães, mas possuem uma amplitude menor de visão.

Cães: enxergam menos cores do que os humanos, porém possuem uma amplitude melhor de visão.

15 – Alimentação:

Humanos: alimentam-se de tudo e conseguem dividir sua comida, desde que seu instinto de sobrevivência não esteja afetado.

Cães: alimentam-se de quase tudo e não gostam que mexam com a sua comida. Alguns até escondem, enterram, para não dividirem.

16 – Território:

Humanos: marcam território de várias formas, até por meio de leis.

Cães: geralmente marcam território urinando.

17 – Condição social:

Humanos: sendo rico ou pobre terá cães diferentes e o tratará também de forma diferente.

Cães: se seu dono é rico ou pobre agirá igualmente com ele.

18 – Nomes:

Humanos: possuem nomes e sobrenomes e em muitos casos são engraçados.

Cães: possuem nomes e sobrenomes, em algumas situações, e em muitos casos são engraçados.

19 – Profissões:

Humanos: advogados, médicos, policiais, esportistas, modelos, engenheiros, salva-vidas, etc.

Cães: ajudantes de caça, guias, farejadores, esportistas, modelos, auxiliares em trenó, salva-vidas no gelo, seguranças, etc.

20 – Foco:

Humanos: quando foca em um objetivo, em muitos casos se distrai ou desiste em persegui-lo.

Cães: quando foca em um objetivo, nunca se distrai.

Pois bem, elaborei estas comparações para demonstrar a importância dos cães para os humanos e também para trazer uns questionamentos: Realmente somos racionais? Sabemos usar bem a nossa inteligência? Usamos bem o dom da fala e da paciência? Se desejamos tanto saber se existe vida em outros planetas, qual o motivo de não olharmos para as vidas do nosso planeta?

Assim, resta-me render as homenagens de estilo aos dois seres, mas em especial, àquela espécie que possui mais “Pés” no chão.

Alessandro Buarque Couto

17/10/2020