Sobre Análise de Dados: Implícita e Explícita

Tema: Ciência de Dados

Análise de Dados equacionada em um terminado banco de dados, é implícita e explícita. No tangente à análise de natureza explícita, a informação e conhecimento já está nítido quando analise-se os dados. Necessita-se de baixa complexidade nas operações para extraí-lo, e a informação que gerou-o, salta aos olhos de forma simples. Obtemos à informação explícita, frente a dados, por meio de filtros, ordenação de registros já categorizados, criação de colunas ou via instrução da linguagem SQL. Denota-se que a informação já está nítida explícita, resta apenas destacá-la. Concernente à análise implícita, tem-se a informação indisponível na forma clara, quando analisa-se o conjunto dos dados. Pode-se apenas extrair algum sentido dos dados, isto é, informação, quando utiliza-se funções mais sofisticadas, algoritmos poderosos que filtrem minunciosamente os dados, apresentando-os de forma concisa e clara. É pertinaz na análise implícita de dados, fazer uso de conceitos de Inteligência Artificial, precisamente as tarefas de aprendizado de máquina, juntamente com a estatística avançada.

Exemplifica-se o apregoado no parágrafo acima, um caso em que deseja-se identificar em uma base de dados fictícia, uma informação pertinente a indivíduos que possuem dois ou mais cartões de crédito e diferentes bandeiras. Indubitavelmente haverá um grande volume de dados a ser analisado, tabelas de cadastro de pessoas, tabelas de cadastro de cartões de crédito e suas respectivas bandeiras. Porém a informação está lá já embutida, entendível e cognoscível. Necessita-se de um mecanismo para realçar os dados, e com a aplicação de álgebra relacional, o seja, uma consulta SQL é possível desvelar a informação e destacar o conhecimento. Esta é uma análise onde a informação está já explícita.

Referente à análise implícita, toma-se por exemplificação, uma determinada base de dados fictícia, onde necessita-se de uma análise mais elaborada, diríamos preditiva e inteligente. Como a listagem de dados de condições climáticas diárias, intuindo realizar uma previsão futura do tempo, embasada em resultados passados. Esta análise foge a simples estruturação e seleção algébrica relacional via SQL. Para tanto é necessário utilizar técnicas de Inteligência Artificial, com algoritmos de classificação e que utilizem a lógica Fuzzy (nebulosa), para análise de dados obscuros e sem um regramento estrutural. Este é um exemplo de uma técnica implícita aplicada à análise de dados.

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 21/12/2020
Código do texto: T7140565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.