Senso Incomum na Ciência

Tema: Ciências

A Ciência é sobretudo um empreendimento antidemocrático. Porque ela é totalmente indiferente da opinião da maioria, segue sim aspectos puramente metódicos e lógicos que nem sempre coadunam-se com o senso comum. A Ciência sempre teve que lutar laboriosamente contra a resistência das pessoas comuns. Isto ocorre porque costumamos de forma rotineira, termos opiniões sobre o mundo, independendo da razoabilidade e veracidade das mesmas. Simplesmente temos opiniões e achismos pertinazes aos fenômenos naturais, que são evidentemente uma das searas da Ciência. E acima de tudo, gostamos que as nossas opiniões sejam respeitadas, independendo de retratarem a verdade.

As verdades que a Ciência retrata, em muitos casos são contraintuitivas, o seu progresso é indiferente à aceitação da opinião pública e atrelados às experiências cotidianas do mundo. Em nossas vidas cotidianas tendemos a aceitar as verdades científicas sem uma contestação aprofundada e questionadora. Entretanto quando estas verdades científicas entram em conflito com os nossos interesses ou mesmo com a nossa visão de mundo, então tendemos à refutá-las e ter problemas na aceitação. E isto ocorre sobretudo porque o fato de ajustar drasticamente nossas crenças intuindo adequá-las a uma explicação racional concreta a respeito de um determinado fenômeno, são muito difíceis de serem aceitos e impactam e têm consequências em nossas vidas. Há indubitavelmente casos em que é muito mais confortante aceitarmos explicações puramente simplistas e desprovidas de sentido sobre fenômenos naturais, a ter que aceitar que na verdade resultam de processos químico-físico-biológicos intrincados. É sempre mais atrativo crer numa explicação romantizada e simples a respeito de um assunto complexo, do que compreender leis regentes carregadas de complexidade e rigor matemático-lógico, além de deduções extremamente técnicas.

Indubitavelmente o método científico é a melhor ferramenta na qual à Ciência apoia-se para progredir. Nele não há verdades absolutas, tudo mudo a tempo todo. Pois quando surgem novos elementos que não se encaixam no modelo explicativo de uma determinada teoria, é preciso modificar a explicação. É a forma retroalimentadora na qual a Ciência avança e melhora nossas vidas. Independe das forças econômicas, sociais e políticas, elas não tem nenhum papel significativo de influência nos rumos da Ciência; o seu desenvolvimento depende da razão, dos dados levantados acerca de uma assunto e das evidências detectadas com a pesquisa.

(Fonte: Uma História da Ciência – M. Mosley & J. Lynch)

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 26/12/2020
Reeditado em 26/12/2020
Código do texto: T7144106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.