Apego
Desapegar é uma palavra tão forte, quer dizer, se vislumbrar o real sentido dela é algo que realmente necessita de muita força e confiança. As pessoas costumam falar casualmente "Desapega disso, daquilo de alguém" contudo ninguém costuma levar em conta o esforço e a vontade necessária para realizar tal coisa.
Quando estamos apegados a algo não é algo normalmente racional, quer dizer apego é uma coisa que mexe diretamente com o nosso emocional e mesmo quando a gente vai percebendo que algo não está nos fazendo bem o nosso cérebro assim como coração escolhem ignorar as pistas; quantas vezes já fomos atrás de nossos amigos com perguntas que claramente sabíamos a resposta, mas que sempre tínhamos no nosso íntimo o desejo de ouvir algo diferente.
" Isso não está te fazendo bem, precisa se afastar" ou "Você sabe que a decisão certa é partir, isso está te machucando" são respostas que por mais que custamos escutar sabemos estar correta, são concelhos que se víssemos nossos amigos em nossa situação também aconselharíamos .
Certa vez ouvi uma frase que era quase isso :
"Apego é uma droga, é algo que te faz mal e que você sabe que faz, contudo a dor de sentir esse mal parece menor comparada o pensamento de perder o algoz ou objeto da dor."
E nisso tudo fez sentido, pois o objeto da dor é também o de desejo, e mesmo que estivesse machucando (independente da forma) o medo e a carência parecem anular toda angústia que o apego.
Saber desapegar é algo muito importante, pois ninguém além de nós mesmos tem posse e controle da nossa felicidade, nada pode personalizar uma felicidade, um ideal. Toda transformação é assustadora, mas pelos motivos certos uma aventura pode ser realizada.
Se dói de alguma forma não é bom, não aceite.