Cultura do Mundo; e uma Cultura da Criatividade Humana

Tema: Cultura, Sociedade

A cultura da criatividade deve ter um viés independente. Favorecendo as especificidades do homem no que tange; a criação, inovação e empreendimento. Impreterivelmente não deve ser uma cultura submissa a leis políticas, mercantis e econômicas. Uma cultura criativa que contribua para o enobrecimento do gênero humano e vise potenciar as capacidades individuais. Muito embora atualmente a cultura-mundo esteja abarcando muito do que entendemos como cultura individual de cada nação e povo, havendo uma massificação a assimilação (globalização), há também uma preservação e herança de tradições e histórias próprias. É preciso mais do que tudo em promover uma política para a preservação da cultura.

Inclusive os grandes centros culturais do mundo, têm perdido o seu dinamismo e vanguarda, com a globalização e massificação da cultura. Urde o fato de que a longo prazo pode ser um agravante, pois promoverá uma homogenização cultural de caráter irreversível, e em casos não raros, a perda permanente da identidade cultural de uma Comunidade.

Nesta perspectiva, evidentemente novos caminhos e soluções devem ser pensados. A criatividade humana deve ser posta a prova, intuindo buscar soluções de coadunem-se com a globalização cultural e a cultural local. Na esteira destas colocações, seria interessante inventariar e identificar as potencialidades culturais de uma região e/ou comunidade, e promover seu engajamento no seio da própria comunidade, com vistas à conscientização dos indivíduos na preservação da sua própria cultura. Além de fomentar a indústria cultural local, objetivando à sua preservação e o retorno econômico.

(Fonte:A cultura-mundo – G. Lipovetsky & J. Serroy)

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 10/01/2021
Código do texto: T7156897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.