"Filosofia de Vida"

Sempre considerei a maior burrice ler algum filósofo ou filósofa para se buscar um sentido, uma "filosofia de vida", como o dito "senso comum" (ao menos aqui no Brasil), imagina. Nunca, ou ao menos, não lembro de ter lido algum livro, artigo, tratado ou tese que o fosse, para buscar o ser ultimo da existência.

De vez em quando enquanto lia, encontrava e ainda encontro, boas indicações de e principalmente modus de pensar que procuro vivenciar e espalhar. Mas ao menos de meu lado, jamais procurei ler Sexto por exemplo, para buscar a ataraxia sobre as difíceis questões da vida. Assim como eu ao menos, não li a Metafísica dos Costumes para agir sempre de forma racional e portanto livre e autonoma todo o tempo -- nem acho que Kant imaginou que fosse possível viver absolutamente racional, como por exemplo, você ter intolerância a lactose e jamais, comer pão. Nunca, nunca mesmo. Nunca falhando -- e mesmo que sendo uma decisão autonoma você cair sob a consequência e pelo tal, escolhido ir parar no banheiro durante um bom tempo, oras, você não resistiu ao empírico, à volição.

Poderia aqui citar Hume, Wittgenstein, mais recentemente Rand, Heidegger, Descartes, Ari, grande Ari, tantos e tantos outros e outras... Nunca busquei, ao menos que recorde, "Vou encontrar o sentido disso para minha vida agora!", sempre foi algo pela episteme e encontrei argumentos fortuitos que guardei comigo, como a potência de agir de Spinoza, na continua busca para continuar existindo.

Enfim, sempre achei inútil buscar o ser enquanto tal, ou ao menos, ser amplo de qualquer si, sobre quaisquer questões pessoais minhas em filosofia. A isso sempre guardei-me a outras fontes, e assim o deixo -- mesmo que seja tão somente a uma filosofia nascente ou outros tipos de pensar, diferentes de um argumento. De tempos em tempos me pergunto de forma verdadeiramente curiosa, como é este ler filosofia em busca de algo para si? Continuo no meu ver talvez infrutífero do primeiro pensar da proposição que iniciei. Mas com o respeito (já que curioso) a esta afecção.