Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A civilização moderna e as guerras.

O maior problema a ser enfrentado pelo homem moderno é o individualismo. Um dos motivos para tal característica encontra-se devidamente explicitado pela competitividade estabelecida por um sistema econômico puramente consumista, em que a moral e o respeito ao próximo cederam lugar a ideologias banais que estimulam a incessante busca por posições sociais privilegiada. Essa falta de altruísmo e a materialização do ser humano impregnam nele um conflito interno, responsável pelas grandes guerras armadas.
Embora as causas imediatas às guerras sejam por razões que, porventura, venham a ferir a integridade moral de uma comunidade ou de um país, não fosse a superficialidade humana – desenvolvida no decorrer de sua evolução – e o seu insignificante sentimento de onipotência, os grandes impasses da vida poderiam ser resolvidos de maneira mais civilizada e pacífica. No entanto, é como afirmava Mahatma Gandhi: “não há caminhos para paz, a paz é o único caminho”. Com isso, torna-se imperativo uma reavaliação na conduta das ações do ser, de modo que preponderem os meios racionais no seu convívio social.
Para isso é imprescindível que haja a coletivização do ser humano e o apego a laços afetivos. Assim, o autocontrole e o autoconhecimento se tornam essenciais para a consolidação desses ideais de vivência altruísta e harmoniosa. Porém, não é somente com esses métodos que as guerras são evitadas. Conflitos entre facções religiosas e políticas divergentes revelam que o respeito às diversas ideologias culturais, religiosas e sociais são prementes para o convívio pacífico dessas comunidades.
Portanto, nota-se que a superficialidade do ser humano, a extrema atenção a posições sociais, o individualismo e o desrespeito a culturas distintas caracterizam-se como empecilhos para a realização da paz interior e de uma sociedade pacífica. Assim, com a humanização da coletividade e a construção da racionalidade psicológica, os principais problemas do ser humano poderão ser resolvidos de maneira mais simples e menos brutal, como a da guerra.

Alexandre J. Nobre.
Alexandre Nobre
Enviado por Alexandre Nobre em 11/11/2007
Reeditado em 14/11/2007
Código do texto: T732327

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Alexandre J. Nobre). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alexandre Nobre
Maceió - Alagoas - Brasil, 29 anos
7 textos (647 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/08/17 12:32)
Alexandre Nobre