Tudo é uma questão de interpretação e, as vezes, estas são perigosas.

Dizemos que a felicidade está dentro de nós. E os que dizem isto – e eu também digo – sabem muito bem o que estão dizendo.
Provavelmente , foram as experiências que os levaram à esta descoberta.

Os jovens ouvem os experiente dizerem isto e pensam que nada precisa de fazer, pois se a felicidade está dentro, nada é preciso buscar na vida, pois é dentro que a encontrarão.

De certo, que sim.

Então, por que muitos jovens vivem crises existenciais? Por que não conseguem sentir a felicidade dentro de si mesmos?

Porque os experientes esquecem de lhes dizer que a felicidade é algo que se busca e se conquista para si. Ela não se instala no ser, sem razões. A felicidade somente existe onde há razões para que ela possa viver.

Ah! Mas a felicidade pura, não precisa de razões para viver, é dito por alguns.

Quem diz isto, sabe o que diz? Eu não sei.

Sinceramente, eu não discuto o que eu não sei.

O que eu sei é que a felicidade precisa de razões para nascer e de muitas mais razões para sobreviver.

Primeiro é preciso querer sentí-la e então, ir buscar tal sentimento.

Onde está esse sentimento? Dentro de cada um, acredito eu. Mas, somente se for colocado dentro.

Os sentimentos existem dentro de alguma parte de cada ser, esperando que lhes deem vida, motivação, frequência, atividades e muita atenção.

Por isto, é natural se ver pessoas fazendo coisas que não se faria igual e estas dizendo que são felizes.

Outro dia, na faculdade, foi levantada esta questão e feita a pergunta, o que cada um gostaria de fazer para se sentir feliz e cada qual deu sua resposta.

Interessante foi que uma das alunas falou que gostaria de viajar se tivesse dinheiro e que seria, então, completamente feliz em conhecer mundos, pessoas, lugares. E mencionou que conhecia um senhor muito endinheirado, que passava os dias sentado numa cadeira no meio fio vendo os transeuntes passarem. Que lamentava por aquele senhor ter tanto dinheiro e não saber aproveitar, pois não conseguia imaginá-lo feliz com tanto dinheiro sem saber aproveitar, passando sua vida sentado numa cadeira vendo as vidas passarem por ele.

Fascinante é que, cada pessoa tem seu conceito de felicidade, mas não consegue compreender o conceito de felicidade do outro.

O senhor que trabalhou toda a vida, conquistando para si segurança para a velhice, gosta de gastar, gostar de usar, enfim, o seu tempo para ver a vida passar na calçada. E isto, é o que o deixa feliz, caso contrário estaria buscando outras coisas em sua vida, porque pelo que me parece, buscar é algo que soube fazer na vida, enquanto esta lhe cobrava o sustento pelo pão de cada dia. E finalmente foi chegado o momento em que pode sentar-se e apreciar aos demais o que estão fazendo com suas próprias vidas e, esta visão ao vivo e a cores o alimenta a alma. Penso eu.

A felicidade precisa de encontros. E para que se encontre é preciso ir à luta dos sonhos e aspirações, pois caso contrário a felicidade ficará adormecida e sem vida, em algum canto do interior do ser que pensa que não é preciso sair do lugar, não é preciso se mexer e lutar pela vida, para obtê-la.

Nada acontece se não houver luta e determinação. Enquanto o indivíduo não descobrir que é um livro em branco e que escreverá nele, diariamente, a sua própria história, creio que não descobrirá a maravilha do que realmente é ser feliz.

Felicidade é uma conquista diária de cada um.

O dia amanhece, todos os dias, mas ele nunca é igual – com a mesma disposição de ver as pessoas acordando nele, com a mesma disposição de viverem mais um dia da melhor maneira que puderem e souberem.

Aos jovens que sentem medo diante do mistério da vida, somente posso lhes dizer que, a morte também é um mistério. E somente os que enfrentam o mistério da vida, estarão aptos para enfrentarem o mistério da morte.

Viver hoje, morrer somente amanhã.