Pessoa Física x Empresas - Quem é maior causador de poluição? - Ecossistema Financeiro 2

Um amigo me mandou um meme que sugeria que as empresas são as responsáveis pela poluição no mundo. Ele ficou indignado quando eu disse que é difícil atribuir esta responsabilidade. Um carro polui, mas a quem devemos responsabilizar, a empresa que o produziu ou a pessoa que comprou? No dia seguinte vi no Instagram uma postagem no perfil dos Galãs Feios. Era de uma pessoa que tomou um banho demorado e se sentiu culpado por consumir água. Depois se sentiu indignado por se sentir culpado pois, segundo seu raciocínio, os grandes pecuaristas seriam maiores responsáveis pelo consumo de água - dando a entender que ele poderia deixar de se preocupar tanto com o desperdício de água no banho. Por conta disso fiz algumas ponderações que jogam luz sobre a questão.

Um banho de 15 minutos consome 135 litros de água 1*. Já um kg de soja consome 1500 litros de água 2*. Uma vez que uma fazenda produz muitas toneladas de soja, a quantidade de água consumida por uma fazenda é muito maior do que a quantidade de água consumida por uma pessoa em um banho. Quem fizesse esta comparação poderia chegar à conclusão de que uma grande empresa (no caso uma fazenda) consome mais o meio ambiente do que uma pessoa física. Entretanto esta comparação é feita entre duas coisas muito diferentes. O correto seria comparar banho com banho e produção de alimentos com produção de alimentos. Uma vez que uma fazenda não toma banho vamos comparar a produção de alimentos em uma fazenda e a produção de alimentos por uma pessoa física.

Tenho certeza de que se sorteássemos uma pessoa adulta e capaz em uma cidade e a obrigássemos a produzir sua própria comida ela usaria muito mais insumos do que usa uma fazenda. Imagine um advogado de 40 anos indo plantar. Ele vai plantar onde? Dentro de casa? Vai aguar cada uma das plantas? Ou vai plantar num terreno baldio (e pagar alguém para proteger sua plantação). Quanto adubo vai usar? Como vai trazer o adubo, em um saco plástico e em um caminhão que vem do supermercado? Uma ou outra pessoa com muito amor por jardinagem até conseguiria produzir alimentos usando menos água do que uma fazenda, mas além da água há também o tempo, esforço, sol, defensivos agrícolas... Provavelmente estes insumos são mais bem alocados por uma fazendo do que por uma pessoa na cidade. Caso a melhor alocação dos recursos de uma pessoa fosse em uma plantação provavelmente estaria produzindo alimentos, não advogando 3*. Tais diferenças de capacidades (sou melhor como escritor do que como agricultor) chamamos vantagens comparativas: em um ambiente em que cada pessoa se dedica ao que faz melhor a população é mais rica do que num ambiente em que cada pessoa faz tudo.

Outro ponto que faz com que haja menos poluição por parte de uma grande empresa é o ganho de escala. Quando uma pessoa física vai comprar alguns sacos de adubo tem que pegar um carro para buscá-lo. Já quando uma fazenda manda buscar toneladas de adubo ela o busca através de um caminhão. É mais barato buscar o adubo em um grande caminhão do que num fusquinha (caso ambos tragam o máximo de adubo que consigam). Da mesma maneira é menos poluente trazer adubo através de um caminhão do que em um fusquinha (o fusca teria que fazer várias viagens para conseguir levar a mesma quantidade de adubo que um caminhão traz em apenas uma viagem). Os ganhos de escala justificam grandes empreendimentos, inclusive no que se refere ao consumo de insumos.

Ou seja, há vantagem em especialistas (como a empresa pecuarista) produzir alimentos, pois são mais hábeis e e alocam melhor os recursos. Além disso também propiciam ganhos de escala (é mais barato produzir em quantidade do que cada pessoa produzir o que consome), o que tornam todo o processo mais eficiente do que se o mesmo fosse feito por cada pessoa que consome os produtos e serviços. Entretanto, a escolha da indignação do post é contra um empreendimento específico, as fazendas pecuaristas. Tal indignação tem fundamento, a pegada hídrica de um boi é de 15,5 mil litros de água por cada kg de carne, ao passo que um kg de soja consome 1.500 litros de água. Para cada kg de carne se consome dez vezes a quantidade de soja. Mas aqui, podemos culpar o pecuarista?

Oras, pelo mesmo raciocínio acima (das em que falo das vantagens comparativas e ganhos de escala) a produção de carne por uma pessoa não especializada levaria a muito mais desperdício. Assim, o que se tem em causa é o consumo de carne. Gostaria de deixar claro que sou vegano, primeiro por achar que alimentos animais prejudicam mais o meio ambiente do que os alimentos vegetais, mas, principalmente porque a indústria animal é extremamente cruel. Portanto acho que uma fazenda pecuarista ou um abatedouro a menos fazem diferença (como faz diferença cada peito de frango que deixo de comer). Entretanto, creio que é uma ingenuidade botar a culpa de tais atrocidades (com os animais e com o meio ambiente) aos grandes pecuaristas. Caso o consumo fosse igual, mas por produtores pequenos, provavelmente a pegada ambiental seria ainda maior.

Há que se considerar que uma fazenda, especialmente uma fazenda muito eficiente, reduz os preços e, com isto, facilita o consumo de carne. Mas, por outro lado, uma fazenda eficiente reduz o consumo dos insumos. Assim se torna muito difícil ponderar qual a contribuição de uma grande fazenda pecuarista no consumo de água.

Ao invés de apontar culpados e se eximir de qualquer cuidado, sugiro que cada pessoa se atente ao que pode fazer. Sugiro moderar o tempo do banho, consumir alimentos de origem vegetal (ao invés dos de origem animal), reduzir consumo de supérfluos. Comprar uma bicicleta (ou um carro usado) em lugar de uma pic-up faz muita diferença no caso de pessoas que vivem na cidade (para quem tem uma fazenda a pic-up pode se justificar). Já atribuir a culpa a grandes produtores e usar tal culpa como justificativa para manter hábitos ruins é incorreto duas vezes: primeiro porque é difícil dizer em que medida cada produtor contribui com os males apontados, mas, princiapalmente, porque uma atitude irresponsável de alguém não justifica a própria atitude irresponsável.

________________________________________________________________________________________________

OBSERVAÇÕES:

1* Banho de 15 minutos

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=184

2* Um kg de soja

https://tribunaregionaldalapa.com.br/2014/03/24/agua-quanto-e-necessario-para-produzir-um-quilo-de-soja/

3* Digo ‘provavelmente’ e não ‘certamente’ pois pode acontecer de uma pessoa estar mal informada e não saber que é super produtiva e ama cultivar alimentos (ao invés de sua ocupação habitual) mas nunca ter dado chance à sua vocação.

4* https://www.embrapa.br/contando-ciencia/agua/-/asset_publisher/EljjNRSeHvoC/content/consumo-de-agua-para-producao-de-um-produto/1355746?inheritRedirect=false

A média global da pegada hídrica de um quilo de carne bovina é de 15,5 mil litros de água.

Chico Acioli Gollo
Enviado por Chico Acioli Gollo em 09/02/2022
Reeditado em 09/02/2022
Código do texto: T7448409
Classificação de conteúdo: seguro