Sobre ALGO fundamental

É a primeira vez que escrevo para o Recanto das Letras, e estava pensando de que maneira introduzir e chamar a atenção das pessoas para ALGO que a princípio nos parece tão “natural”. Para isso, resolvi narrar brevemente alguns acontecimentos atuais de minha vida.

Bem…Faz algum tempo que uma “pulguinha chata” não deixa minha orelha em paz. Desde que ingressei para a faculdade de Fonoaudiologia, no primeiro semestre de 2003,e durante toda a vida acadêmica, ALGO tão simples se revelou de complexidade espantosa… Isso me deixou assustada…Como nunca havia parado pra pensar na importância e na necessidade “disso” na minha vida??? Ahhhhhhhhh, certamente havia alguma coisa errada!!! A faculdade de Fonoaudiologia estava dando importância exagerada a ALGO que é elementar…Claro!!!

Mas…um ano e meio depois, ingressei na faculdade de Letras (sou apaixonada pela Literatura), e para minha surpresa, logo nos primeiros dias de aula, houve uma grande polêmica na sala quando ALGO foi colocado em questão…Ora, eu estava sendo perseguida por aquele assunto…Lógico! De manhã na Fonoaudiologia e à noite em Letras…sempre falando sobre este assunto tão óbvio??? Não era possível…

Foi aí que comecei a enxergar o verdadeiro óbvio… Na introdução do livro “Vendo vozes”, Oliver Sacks faz uma afirmação brilhante: “Certas coisas estão tão próximas de nossos olhos que precisamos afastá-las para termos uma outra visão, para enxergarmos com clareza”.

Eureka, Sacks, Eureka! Eu enxerguei o que na Fono e em Letras tentavam me mostrar todo o tempo. Longe dos olhos e sob nova visão, aquele ALGO se transformou…não era mais simples e banal… na verdade, é o princípio de tudo, fonte de aquisição de conhecimento e através da qual ocorre o desenvolvimento, é o que dá significado e sentido à nossa vivência: A LINGUAGEM!!! Sem esta, certamente meu mundo (e o seu, é claro), não fariam sentido algum (tente imaginar a realização de qualquer atividade sem ela).

É esta forma de interação (que na maioria das vezes nos parece tão simples e clara, devido à sua presença constante e inquestionável em nossas vidas), que me fascina a cada dia... E é sobre a complexidade de algo que nos parece tão corriqueiro, que pretendo a partir de hoje escrever aqui... E acredite, definitivamente não é algo banal!

Bem-vindos ao amplo e maravilhoso mundo da LINGUAGEM!!!

Paula Helouise
Enviado por Paula Helouise em 21/11/2007
Código do texto: T745660