QUE PAÍS É ESTE?

Este texto é uma análise a outro texto que li há alguns dias, e que questiona o Brasil e suas liderança como um todo. Fala do “mito da estupidez, da escravidão e do racismo, do país evangélico...” Questiono alguns posicionamentos feitos abaixo.

Título de uma música da Legião Urbana lançado em 1987. Eis um trecho que acho interessante, e verificar que nada mudou, e o que se está tentando mudar, mas tem sido muito difícil porque há empecilhos de todos os lados.

“Nas favelas, no senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse? } três vezes

No Amazonas, no Araguaia-ia-ia

Na Baixada Fluminense

Mato Grosso, Minas Gerais

E no nordeste tudo em paz... (no original está em minúsculo)

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as almas

Dos nossos índios num leilão”

MITO DA ESTUPIDEZ

Como afirmou Robert Musil, (2016, p. 29-30), citado por Georges Abboud quando escreveu um artigo, 2021 e a revolta como resposta à estupidez mítica, publicado em janeiro de 2021, no site: https://estadodaarte.estadao.com.br/2021-revolta-abboud/, que aborda a questão da pandemia e suas consequências: “não é uma doença mental, porém a doença mais perigosa é a da mente, perigosa para a própria vida. Decerto, cada um de nós deveria rastreá-la dentro de si mesmo e não somente reconhecê-la em suas irrupções históricas”.

Claro que não concordo com que o autor escreveu. Tirei apenas o texto acima.

Não qualificamos o termo “mito” para o nosso presidente. Ele está fazendo o que é de sua obrigação executar, e não faz mais porque seus opositores e pares não permitem, e têm usado de todos os artifícios para prejudica-lo. Quem são os entupidos mesmo?

Hoje, o Brasil tem um poder paralelo que tem dominado, intimidado, cerceado a liberdade dos brasileiros, e nós temo-nos sentido impotentes, pois não há ninguém que os detenha. Não há harmonia entre os três poderes. Veja o Poder Judiciário, setor em que há maiores salários, o Poder legislativo com deputados e senadores, os governos estaduais e municipais. E, em decorrência disto, há o sucateamento das instituições responsáveis por educar, cuidar, proteger a sociedade numa crassa falta de respeito, honestidade, integridade, competência, eficiência e eficácia.

Isto faz-me lembrar um dito popular do tempo da minha avó que dizia: “o umbigo do primeiro brasileiro não foi jogado ao mar ou enterrado, mas comido por um rato”. Se assim for, o caráter dos brasileiros foi forjado por seus colonizadores, que desde o início roubaram a nação de todas as maneiras.

Contudo, o pior é ver os crimes praticados contra os brasileiros, serem anuladas suas condenações, e os mesmos indivíduos livres para transitar, continuarem seus conchavos, e requererem a possibilidade de candidatarem-se a cargos públicos, eleitos pelo povo.

As eleições estão dando um prenúncio de uma revolta nacional se Bolsonaro perder as eleições, e terá também do outro lado, que sabe ser possível sua derrota. Mas, esta é outra Caixa de Pandora. Precisamos pensar nos indivíduos que ocuparão os cargos no Congresso Nacional, (deputados e senadores), nos governos estaduais pelo país afora, pois o presidente sozinho jamais governou, e a prova está aí.

ESCRAVIDÃO E RACISMO

Escravidão e racismo são uma herança maldita e a história provar toda a miséria que os negros sofreram. Quando fomos realmente livres? Quando deixamos de ser roubados e alijados dos nossos direitos? Basta ler a história política deste país desde a sua invasão em 1500. Tenho lido muito sobre a escravidão no Brasil e como veio até nós. Mas, se olharmos para a América vemos um racismo ainda pior, escola de brancos, de negros, banheiro de branco, banheiro de negro, bebedouro de brancos, bebedouros de negros, transporte público onde aos negros cabia-lhes sentar nos fundos, e o que é pior, a igreja de negros e de brancos. Não serve de desculpas. No nosso caso não é pior por causa da miscigenação.

O MENOSPREZO AOS CARENTES E OS QUE ENGORDAM EXPLORADORES

A história recente dos últimos 16 anos de governo de esquerda, sem contar com os governos anteriores, que foram e são uma mancha negra, desviaram, roubaram, emprestaram, doaram nosso dinheiro para países como Cuba, e outros países ditatoriais de esquerda, cuja garantia como no caso da construção do Porto de Mariel em Cuba foram charutos. Esta é apenas uma constatação, e os outros? Isto é imoral, é um crime contra os brasileiros!

Dinheiro que deveria ser direcionado a educação, a saúde, ao saneamento básico, a atitudes que acabassem ou minorassem com as secas e as enchentes no Nordeste, mas que gerou muita riqueza e engordaram os bolsos dos mesmos, porque secas e enchentes dão dinheiro, e dão votos em tempos de eleições, com discursos vazios e falsos, formando currais eleitorais. E, as famílias que moram na periferia, nos morros, que vivem em eterna situação de risco, e de miséria, de subemprego, e vimos o resultado quando as chuvas vieram e o que acontece em todo o país. Sem falar na violência urbana, reflexo da violência doméstica, de maus tratos, de convivência entre marginais.

A seca é um problema que desde o Império que o governo do “Grande Leão do Norte”, quando se referiam a Pernambuco, que se requeria uma solução. A transposição do Rio São Francisco era um sonho dos que habitam no sertão dos Estados do Nordeste. O governo petista começou a transposição do Rio São Francisco e nunca concluiu. Uma obra inacabada, fruto de muitos desvios de verbas públicas, e o governo Bolsonaro concluiu e entregou a população. Chamo isto, no mínimo, de ingerência, pois o termo apropriado é corrupção aplicada em todas as esferas poder público, das estatais deste país e de empresas prestadoras de serviços. E, que tal a Refinaria de Abreu e Lima?

Povo que pensa é um perigo. Por esta razão, uma educação em que mantém os indivíduos analfabetos funcionais é uma necessidade. Leem, mas não interpretam. A ilusão do curso universitário em instituições de ensino de baixa qualidade, que o indivíduo ao conclui-lo não tem como competir com instituições como as universidades federais e umas poucas privadas. O individuo consegue um financiamento, e após o término do curso não consegue emprego, e não consegue pagar sua dívida. Este ano, o governo perdoou a dividida com a educação de inadimplentes.

Há 30 anos que já ouvíamos falar no “fim do emprego”, que muitas profissões que na época existiam, não existiriam no futuro. Já se falava em “trabalho em casa”, hoje “home office”. Ter um curso universitário hoje não é garantia de nada. Aliás, as Federais hoje são centro de treinamento de esquerda. Somos aluna de uma, no curso de história, e vimos como é feita.

Mas, vamos transitar pelas economias globais, e vejamos o caso da América com Biden, cuja suspeição e julgamento está em voga até hoje. Logo, a América, o xerife do mundo, tem fraudes, e graves acontecimentos que estavam até o ano passado encobertos, juntamente com outros líderes mundiais que vai de tráfico de crianças, pedofilia, magia negra, etc. Mas, que tal a França com Macron, que quer tomar Amazônia, por ser rica em minérios, nosso nióbio, grafeno, etc., e cuja base está na Guiana Francesa como porta de entrada, entre outros. A Inglaterra com Boris Johnson, a Alemanha com Angela Merkel, e que tal a situação da Itália. E agora, com a guerra da Rússia com a Ucrânia afetará a todos nós em médio e longo prazo. Fala-se de fome ... O problema da fome não é falta de alimentos, mas a concentração de riquezas nas mãos de poucos. A cada quatro segundos morre uma pessoa de fome no mundo. E a violência das guerras e o medo que paralisam os indivíduos? O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Logo, todos os outros querem uma fatia do nosso país.

PAÍS EVANGÉLICO

O Brasil nunca foi evangélico no sentido da palavra. Quem afirmou isto? Ele sempre foi católico apostólico romano desde os tempos de colônia. Nossa primeira constituição de 1824 começa falando exatamente sobre isto. Numa das revisões, na segunda metade do século XX, mudou-se está prerrogativa, mas nunca posta em prática. Em 1988, a afirmação de Estado laico teve ênfase. E, tem-se tentado que isto seja uma regra, embora que, em muitos casos, desvirtuada. Na Europa já é proibido falar em Jesus e de Jesus. E, aqui já começou a perseguição. O absurdo agora é querer impor a uma maioria atitudes de uma minoria. Veja o caso de o homossexualismo querer impor aos héteros seu posicionamento. Que tal falarmos sobre aborto, violência doméstica, pais que transferem para a igreja a obrigação de educar seus filhos no caminho que leva a Cristo.

PRINCÍPIOS MORAIS E DIREITOS HUMANOS

Que tal princípios básicos de liberdade, como o direito de ter em seu registro de nascimento os termos menino ou menina, e que tal a supressão do termo marido e mulher que já está sendo cogitado por um projeto de lei? Nossos filhos e netos estão sendo adestrados para isto. Que tal a maldita linguagem neutra? Que tal o silêncio dos reais evangélicos que não falam por medo de dar a cara para bater, e não perder membresia, perder receita, e ser, provavelmente, processados e presos? Poucos se aventuram.

Quando vemos cartilhas, desenhos animados, filmes, novelas cujo teor é uma desconstrução da família, doutrinando crianças, adolescentes e jovens com casamento homossexual, uma criança tendo o direito de escolher se quer ser menino ou menina, e os pais estão perdidos, sem saberem o que fazer. Por que estes pais que não sabem educar seus filhos, tornam-se reféns e transferem a responsabilidade para a escola e para a igreja está responsabilidade. No futuro, a sociedade não irá querer estes indivíduos em seu meio.

Concluímos afirmando algo de cunho pessoal e intransferível:

Sou crente, conservadora e direita!

Cada um viva como bem entender. Não pago seus impostos, não vivo suas vidas, não darei contas a Deus por seus atos. Agora, assumam o ônus e bônus de suas escolhas, e não transfiram para a sociedade a obrigação de interferir quando o resultado não for o esperado. A mim, cabe respeitá-los, e fica aí. Não ousem querer obrigar-me a agir como vocês, andar de braços com vocês, pois neste momento, vou brigar pelo meu direito de liberdade como cidadã brasileira.