VOCÊ RECLAM OU ACEITA?

VOCÊ RECLAMA OU ACEITA?

Há uns poucos tempos recebi um pequeno texto afirmando que agradecer faz com que a graça desça e o ato de quem agradece são cobertos de bênçãos de Deus e dos espíritos superiores, de modo que a atitude de sermos gratos ilumina nossos caminhos pela vida bem como nos inspira a adotar a agradecimento como hábito. Por melhor que sejam nossas experiências, devemos agradecer com nosso coração repleto de alegria. Porém as experiências amargas também devem ser contempladas com gratidão, pois, mesmo com muita dor, as agruras da vida contribuem para evitarmos situações similares e nos fazem crescer.

Por sua vez, o hábito de reclamar significa clamar outra vez, ou voltar a pedir que voltem a ocorrer situações iguais a que acabamos de viver. Como só reclamamos de experiências ruins, nossas reclamações abrem as portas que as mesmas voltem a ocorrer e o costume de reclamar provoca novos sofrimentos. Portanto, reclamar se torna uma atitude nociva a quem a adota, e, via de regra, não resolve nada.

Analisando as duas opções de reagirmos às vicissitudes da vida, coloco algumas apreciações minhas.

Agradecer uma situação obrigatoriamente não significa adotá-la como correta e ideal, mas tão somente constatar sua existência e estar disposto a enfrentar os dissabores ou,ao contrário, desfrutar de suas benesses. Considero, portanto, que a gratidão traz como seu complemento uma boa porção de coragem que provoca o movimento para melhorar o que for ruim e otimismo para reconhecer que o melhor aconteceu e deve se repetir. Vejo que agradecer o que a vida nos apresenta é, acima de tudo, saber que podemos melhorar sempre, mesmo que nos deparemos com cenários muito adversos. Agradecer é não ignorar, é reconhecer, é ser realista, é não fugir das batalhas ou das alegrias da vida.

Quanto às reclamações, lembro de um exemplo dado pelo Professor Marins, eminente palestrante, que considera pessoas que só reclamam extremamente tóxicas, que contaminam o ambiente em que vivem, com sua tristeza, seu pessimismo. Disse Marins: “Sempre que forem anunciados em um grupo novos ensinamentos ou procedimentos, e um dos indivíduos comentarem que não vai dar certo, que as coisas não são assim, seus comentários contaminam o grupo. O melhor que deve ser feito, mesmo que a pessoa seja o gênio da equipe, é enviar seu currículo para o maior concorrente e se livrar dessa erva daninha.” Reclamações são típicas das pessoas que não pretendem fazer algo para achar soluções, que transmitem más vibrações, que só vêem o que há de pior na vida e corroem o ambiente.

Paulo Miorim

28/06/2022

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 28/06/2022
Código do texto: T7548078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.