ROTINA TAMBÉM SE APRENDE

A ROTINA TAMBÉM FAZ SABER

Todos os dias acordo sempre no mesmo horário.

É começa a rotina costumeira: ir ao banheiro, lavar o rosto, etc..

Ligo o televisor que muitas vezes nem olho para ele. Tem programa que é meu vício, exemplo: GLOBO RURAL, enfim, é meu ópio, pois sento-me no sofá, acendo um cigarro e tento planejar meu dia, minha rotina que nem precisaria ser planejada, pois, todo dia é a mesma rotina.

De cabeça baixa, vou escutando o que a televisão fala como um autônomo que apenas registra. Na verdade, não há o porquê disto, pois não tenho com quem comentar as notícias.

As vezes sinto que algumas lágrimas me correm pelo rosto, que logo as enxugo e continuam minha doce e cômoda vida.

Hoje, voltei minha atenção às notícias que desfilavam na tela e ai percebi por que as lágrimas insistem à cair pela minha face e como uma faísca levei um choque e acordei.

Que mundo é este ???

Sempre acreditei na humanidade, na Justiça, no direito de ser livre, viver, amar.

Sempre sonhei.

Quando, pelas manhãs ia para o trabalho ou para escola, tinha orgulho de ver o pavilhão nacional hasteado nas portas dos bancos, repartições e comércios maiores.

Me via, muitas vezes, sem perceber, marchando pelas ruas do centro velho de minha cidade , emocionado com lágrimas nos olhos, abençoando o país em que nasci, sentido na alma as palavras de Casimiro de Abreu.

...¨Minha terra, tem palmeiras

Onde canta o sabiá, as aves

Que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá...¨

Vivia os dias cheio de esperanças, sonhos bobos e infantis de uma humanidade forte, culta. Mais poderosa.

Mais, não é isto que vejo hoje, quando escuto no noticiário, que prenderam uma menina menor de idade, junto com homens marginais em uma cela comum em uma cadeia de uma cidade do interior, por roubo, talvez de uma banana para matar a fome, ou um vidro de esmalte para pintar as unhas ou então um baton para passar nos lábios em busca do primeiro beijo do príncipe encantado.

Ou então de um louco que tenta manipular o poder através de uma constituição feita nos porões de uma ditadura, ou então, de um outro mandatário que simplesmente corta relações com um país vizinho, apenas porque estava dando força para uma organização criminosa, clandestina, pondo-se como um negociador.

E mesmo no quintal da casa, duas mulheres matam uma criança de 2 anos porque não receberam no dia, 300,00 reais.

Hoje vi porque choro.

Não mais pelas coisas que me levavam a alegria, mais sim, pelo luto da alma. Onde relembro, o ¨poetinha¨ Vinicius de Moraes:

porque hoje, é, hoje é sábado, uma mulher apanha e cala...¨

Onde está a paz e o amor?

Onde esta a espada de deus?

Erwin 28/11/2007

Eberl
Enviado por Eberl em 29/11/2007
Código do texto: T758259