Discussões

O debate é no fulcro o desejo de massacrar o outro. Não sendo demagógico, o que compõe primordialmente uma pessoa civilizada se não a sua visão de mundo? Temos nossas perspectivas culturais e íntimas, e quando confrontadas com outras perspectivas, o choque de ideias machuca-nos. Por qual razão, quando o homem em público se vê plasmado pela vergonha de algo dito, o sentimento é tão simbólico? Porque estar errado é tão desonroso que é melhor morrer do que errar. O ser humano não está pronto para estar enganado; é como se o conhecimento fosse uma pedra filosofal, na qual todos somos magos e ninguém sabe de magia.

Debater, apesar da maturidade necessária, fere a alma de qualquer pensador ou cientista. Ora, o cientista debruçando meses e até anos em uma teoria com análises diversas, divergências acadêmicas e todas as mesquinhezes egoicas de outrem, pode sentir-se bobo. Gostaria de fitar no fundo dos olhos de todos os cientistas e perguntar: ‘’como é ser responsável pela fonte de conhecimento contemporânea, mas poder estar inteiramente errado?’’. Um clássico cientista riria de mim e no altar-mor de sua arrogância, diria sobre o espírito cético da ciência. Tal réplica previsível. A diferença está nos detalhes, o cientista é um ser de afetos como qualquer outro, e se gastou por anos pensando em algo errôneo, certamente uma melancolia pairaria sobre suas certezas.

À parte disso, você pode discordar e destruir-me agora.

Reirazinho
Enviado por Reirazinho em 17/07/2023
Reeditado em 18/07/2023
Código do texto: T7839192
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.