Doutrinado

O tal senhor da técnica e positivista por natureza. Reconhece padrões estéticos como se a sua percepção atingisse uma reflexão soberana. Ignora muitas vezes a política, principal via condutora da estética. O tecnicista é tolo por depositar sua confiança em conceitos pré-estabelecidos, sem perscrutar as nuances do que chamamos de arte. O que esta pobre alma desconhece é a imaginação. Para ser poeta no sentido lato da palavra é preciso ser artista. A tradição da técnica dá-nos uma bússola do que fazer, mas essa bússola nem sempre aponta para o nosso destino. Transcorrer como um rio ora gélido, introspectivo e depressivo; ora caótico, árido e abstrato. Imaginar mais do que realizar, a arte como um fluxo perpétuo sem caminho, mas destinada. Este é o artista do momento.

Acredita que o ''belo'' nasceu da simples contemplação do homem com o divino, sem haver qualquer viés que o fizesse ver assim. Ora, por mais difícil de aceitar, o que hoje você considera como apogeu da beleza é um mero artífice estratégico da época. ''Feio'', ''bonito'' são dicotomias da razão arcaica, a realidade até mesmo coisas mais simples cortam essa lógica sem esforço, principalmente quando envolve a moral.

Além da absorta ignorância envolvendo a história, tentaram alinhar o bem moral com a beleza. É evidente a comicidade de tal premissa, mas tudo o que é engraçado pode tornar-se trágico: este exato caso. Moral novamente depende de quem diz, vale pelo espírito da época, a doutrinação religiosa-normativa os cegam por completo do óbvio. Há a moral real e prática e a moral do summum bonum filosófico, mas é claro no fim sabemos qual diz mais sobre o homem. Destarte, ignorando sua relatividade, vejamos exemplos através da literatura, os cânones ocidentais já discorriam sobre a indecência humana. As almas mais honestas se autocastigavam antes de castigar o mundo, vendo a podridão de si exaurida em versos tão nobres. Ora, se os maestros já mostravam a realidade sem espelhos, a prova cabal arranha os antigos sepulcros dos filósofos sonhadores.

Reirazinho
Enviado por Reirazinho em 16/09/2023
Reeditado em 16/09/2023
Código do texto: T7887025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.