Mente aberta ao Conhecimento e ao Pensamento Científico

Na teoria tudo é fácil! Indubitavelmente o que complica mesmo é quando transladamos do campo teórico para a aplicação prática. E isto serve para qualquer área do saber, ou mesmo quando nos referimos às famosas “lições de vida”, muito bem delineadas em manuais do “bem viver”. Fato consumado é que tanto se tratando de Ciência, de Filosofia ou mesmo de Teologia, há um grande abismo quando se refere à teoria e a sua respectiva aplicação prática.

Contudo violentar os sentidos e estar aberto para novos saberes é cada vez mais um aspecto primordial para os tempos atuais. Trata-se aqui do termo “violentar os sentidos”, sob um viés figurado, haja vista que para adquirir novos saberes e ampliar a base de conhecimento é imperioso sair da zona de conforto e questionar abruptamente o que se sabe sobre um assunto.

A cada passo que damos para o horizonte desconhecido de um novo conhecimento, é indubitavelmente uma verdadeira transgressão vil em relação ao que se pensava antes. E isto vale para qualquer campo do saber humano, inclusive claro o científico. No caso do pensamento científico, ele já é imbuído de perversidade e revolução. Porque a cada vez que redesenham-se as teorias científicas onde elas são mais calibradas e ajustadas a realidade de um fenômeno natural nas suas representatividades. Igualmente modificam-se os nossos pensamentos, eles sofrem um ajustamento e até uma revolução silenciosa, na forma de interpretar o mundo natural. É alterado o quadro da representação da realidade, bem como se alteram os padrões conceituais intrínsecos da forma de pensar do indivíduo.

É fato concreto que ao abrirmos nossas recônditas mentes para o dinamismo e riqueza intelectual do conhecimento científico, tem igualitária significância de sermos caracteristicamente revolucionários e transcendermos aos padrões. É inegável que ao tratarmos o conhecimento científico na forma de leis rígidas e dogmatizadas, atraiçoa-se à própria Ciência per se, já que a mesma está baseada em pensamento severamente crítico.

É, contudo importante destacar que em termos de desenvolvimento no campo da Ciência, é uma evolução que traz consigo outras áreas de atuação humana. Então o desenvolvimento científico através das eras da história humana, vem indubitavelmente aliado aos desenvolvimentos das artes, literatura e filosofia. Evidentemente que cada área de saber contribui significativamente para a construção das próprias da compreensão da realidade.

E pela própria visão de mundo que a civilização em cada epoca vivencia. Os diferentes campos do conhecimento têm uma influência direta e substancial.

Há tanta beleza e capacidade cognitiva, somada ao engenho e inventividade humana numa equação da Albert Einstein ou Isaac Newton, do que em uma melodia de Antônio Vivaldi ou Mozart. São partes importantes de uma herança de conhecimento e cultura da humanidade legadas para a posteridade. E invariavelmente são formas de compreendermos a realidade de nos rodeia, de sentir o mundo enquanto local da existência da espécie humana.

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 24/09/2023
Código do texto: T7893327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.