CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(1) "Caminhos da Aprendizagem: Uma Perspectiva Holística"

A aprendizagem é um processo fundamental para o desenvolvimento humano e espiritual. Muitos teólogos enfatizam a importância de ouvir, lembrar e aplicar a sabedoria, usando citações bíblicas e exortações para destacar a gravidade de esquecer os ensinamentos. No entanto, é válido considerar uma perspectiva alternativa, que questione a premissa de que lembrar e aplicar todos os ensinamentos é imperativo, e que proponha uma abordagem mais holística da aprendizagem, que valorize a compreensão, a aplicação prática e a busca de uma conexão significativa com os princípios subjacentes.

O filósofo John Dewey argumentou que o valor da aprendizagem está na aplicação prática do conhecimento, não apenas na retenção passiva. Ele observou que a educação deve se concentrar na resolução de problemas do mundo real e no desenvolvimento de habilidades críticas. Essa visão se alinha com o que o apóstolo Tiago escreveu: "Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos" (Tiago 1:22). Não se trata apenas de memorizar ensinamentos, mas de compreender profundamente seus princípios e aplicá-los em contextos variados.

Além disso, a ênfase na repetição e memorização pode ser questionada à luz da pesquisa educacional contemporânea. Muitos educadores argumentam que a aprendizagem eficaz envolve a compreensão profunda e a capacidade de aplicar o conhecimento de maneira flexível, em vez de apenas recitar fatos. Essa ideia também pode ser encontrada na Bíblia, quando o salmista diz: "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (Salmo 119:105). A palavra de Deus não é apenas um conjunto de regras ou informações, mas uma fonte de orientação e discernimento.

Por fim, a ideia de que a salvação está ligada à retenção de ensinamentos específicos pode ser considerada uma visão restrita da fé. Muitos teólogos argumentam que a fé está mais relacionada à relação pessoal com Deus do que à memorização de doutrinas. Jesus mesmo disse: "Conheçam a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:32). A verdade não é apenas um conceito intelectual, mas uma pessoa: Jesus Cristo. Conhecê-lo implica em amá-lo e segui-lo.

Em resumo, embora a retenção e aplicação de ensinamentos sejam importantes em muitos contextos, é fundamental considerar uma abordagem mais holística da aprendizagem, que valorize a compreensão, a aplicação prática e a busca de uma conexão significativa com os princípios subjacentes. Isso pode enriquecer nossa compreensão da sabedoria e da espiritualidade.