CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(2) **A Sabedoria na Busca pela Vida Plena**

A religião frequentemente nos apresenta a ideia central de que a expectativa de vida e a paz são alcançadas por meio da sabedoria e da retidão. Embora essa afirmação seja embasada em referências bíblicas e citações de autoridades, é importante analisá-la sob uma perspectiva lógica e crítica.

Em primeiro lugar, a sabedoria é, sem dúvida, um recurso valioso que pode melhorar a qualidade de nossa vida. Ela nos permite tomar decisões mais informadas e prudentes, refletindo sobre as consequências de nossas ações. No entanto, devemos reconhecer que a vida humana é complexa e multifacetada. A expectativa de vida não pode ser reduzida apenas à sabedoria; fatores externos como doenças, acidentes e circunstâncias imprevisíveis também desempenham um papel significativo.

A ideia de que os pecadores levam vidas torturadas e encurtam sua existência é uma generalização simplista. Nem todos os que levam vidas consideradas pecaminosas enfrentam tais consequências inevitavelmente. A diversidade de experiências humanas deve ser considerada, evitando julgamentos precipitados.

Em vez de colocar a sabedoria como a única chave para uma vida longa e pacífica, podemos adotar uma abordagem mais equilibrada. A sabedoria contribui para nossa jornada, mas não podemos ignorar outros aspectos, como sorte, saúde, educação, liberdade, igualdade, dinheiro e circunstâncias externas. A vida é um mosaico complexo em que cada peça desempenha um papel importante.

Nesse contexto, as citações bíblicas ganham relevância. O livro dos Provérbios nos lembra: "A sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela" (Provérbios 8:11). Além disso, o Salmo 111:10 declara: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso."

No entanto, também devemos considerar as palavras de grandes pensadores. Sócrates afirmou: "Só sei que nada sei". Essa humildade intelectual nos lembra que a busca pela sabedoria é contínua e que sempre há algo novo para aprender.

Em resumo, a sabedoria é um farol em nossa jornada, mas não podemos negligenciar outros elementos que moldam nossa existência. A vida plena requer equilíbrio entre reflexão, experiência e aceitação das incertezas. Portanto, busquemos não apenas conhecimento, mas também compreensão e aceitação das complexidades da vida.