CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(11) As adversidades da vida e a ação de Deus: uma reflexão teológica

A vida é cheia de desafios e obstáculos que muitas vezes nos colocam em situações de sofrimento, angústia e dúvida. Como cristãos, como devemos entender e enfrentar essas adversidades? Seriam elas enviadas por Deus para nos corrigir, nos provar ou nos castigar? Ou seriam elas oportunidades de crescimento e aprendizado, que nos permitem desenvolver a nossa fé, a nossa esperança e o nosso amor?

Neste ensaio, propomos uma reflexão teológica sobre as adversidades da vida, baseada na Bíblia, na tradição cristã e na filosofia. Nosso objetivo é oferecer uma visão mais positiva e construtiva das dificuldades que enfrentamos, sem negar a realidade do sofrimento, nem a soberania de Deus.

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que as adversidades fazem parte da experiência humana, desde a queda do homem no pecado (Gn 3). O pecado trouxe consigo a morte, a dor, o trabalho árduo, a inimizade, a violência e toda sorte de males que afetam a humanidade e a criação (Rm 8:19-22). Portanto, não podemos esperar uma vida sem problemas neste mundo, mas sim confiar na promessa de Deus de que um dia Ele restaurará todas as coisas (Ap 21:1-5).

Em segundo lugar, é preciso compreender que Deus é o autor do mal, sim, (Is. 45:7), mas, não com propósitos ruins, pois ele não se agrada do sofrimento dos seus filhos (Tg 1:13; Lm 3:33). Deus é amor (1 Jo 4:8) e deseja o nosso bem (Jr 29:11). Ele não nos aflige por capricho ou por crueldade, mas por amor e por justiça. Ele permite que passemos por provações para nos disciplinar (Hb 12:5-11), para nos purificar (Ml 3:2-4), para nos fortalecer (2 Co 12:9-10) e para nos glorificar (Rm 8:17-18). Ele também usa as adversidades para nos ensinar (Sl 119:71), para nos moldar (Is 64:8), para nos revelar (Gn 22:1-14) e para nos aproximar dele (Tg 4:8).

Em terceiro lugar, é preciso adotar uma atitude de fé, de esperança e de gratidão diante das adversidades. A fé nos faz confiar em Deus, mesmo quando não entendemos os seus propósitos (Hb 11:1). A esperança nos faz olhar para o futuro, sabendo que Deus tem preparado coisas melhores para nós (Hb 11:16). A gratidão nos faz reconhecer os benefícios que Deus nos concede em meio às dificuldades (1 Ts 5:18).

Como disse o filósofo Sêneca: "O fogo é a prova do ouro; a adversidade, dos homens fortes". Como disse o apóstolo Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece". Como disse o salmista: "O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade".

Que possamos, então, enfrentar as adversidades da vida com coragem, com sabedoria e com fé. Que possamos ver nelas oportunidades de crescimento e aprendizado. Que possamos experimentar o amor de Deus em todas as circunstâncias. E que possamos glorificar a Deus em tudo o que fizermos.