CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(15) “Entre o Céu e a Terra: A Busca pela Sabedoria e Realização Pessoal”

A sabedoria é um valor fundamental para a vida humana, pois permite compreender melhor a realidade e agir de forma mais adequada. No livro de Provérbios, a sabedoria é apresentada como um dom divino, que traz felicidade e prosperidade para quem a possui. O provérbio de Provérbios 3:13-15 diz: "Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o seu lucro do que o lucro da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela." (Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional).

No entanto, essa visão da sabedoria como o bem supremo pode ser questionada sob uma perspectiva mais ampla e equilibrada. Afinal, a vida humana não se resume apenas à sabedoria, mas envolve também outros aspectos importantes, como a educação, o sucesso profissional, a riqueza e a saúde. Esses aspectos também contribuem para a realização pessoal e para a melhoria da qualidade de vida, e não devem ser desprezados ou subestimados.

Além disso, a sabedoria não é um conceito único e imutável, mas pode ter diferentes significados e formas de expressão. A sabedoria não se limita apenas ao temor a Deus e à obediência à sua palavra revelada na Bíblia, mas pode ser adquirida também por meio da experiência, da empatia, do conhecimento prático e do entendimento das complexidades da vida. Como disse o filósofo grego Sócrates: "Só sei que nada sei". Essa frase expressa uma atitude de humildade e de busca constante pelo conhecimento verdadeiro.

É importante reconhecer que, para muitas pessoas, a busca pela sabedoria espiritual não exclui a busca por outros objetivos terrenos. A vida é multifacetada, e a valorização da educação, das conquistas profissionais e das experiências materiais não é necessariamente incompatível com a busca pela sabedoria espiritual. Como disse o teólogo cristão Agostinho de Hipona: "Ama e faz o que quiseres". Essa frase indica que o amor é o princípio orientador da vida cristã, que permite conciliar os diferentes aspectos da vida.

Em suma, embora a sabedoria seja um valor inegável, é fundamental não desconsiderar outros aspectos da vida. A busca por realizações materiais e sucesso profissional também desempenha um papel importante na realização pessoal e na busca pela felicidade, e não devem ser ignorados em favor de uma interpretação excessivamente unilateral da sabedoria. A sabedoria deve ser entendida como um dom divino, mas também como um fruto do esforço humano, que envolve tanto a dimensão espiritual quanto a dimensão material da vida.