CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(17) “Sabedoria Além da Religião: Uma Perspectiva Ampla da Vida”

A sabedoria é um conceito complexo e multifacetado, que pode ser entendido de diferentes formas e perspectivas. Neste ensaio, vou analisar a visão bíblica da sabedoria, que a associa ao temor do Senhor e à obediência às Suas palavras, e contrastá-la com outras visões que defendem uma abordagem mais ampla e equilibrada da vida.

A Bíblia apresenta a sabedoria como um dom de Deus, que é concedido aos que O buscam e O reverenciam. Em Provérbios 9:10, lemos: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é o entendimento". A sabedoria é personificada como uma mulher que convida os simples a seguirem os seus conselhos e a desfrutarem dos seus benefícios. Em Provérbios 3:13-18, lemos: "Feliz é o homem que acha a sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que as joias; e nada do que possas desejar se compara a ela. Longura de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz. É árvore de vida para os que dela tomam, e felizes são todos os que a retêm".

Essa visão da sabedoria implica uma relação de dependência e submissão a Deus, que é a fonte de toda a verdade e bondade. A sabedoria é vista como um meio para alcançar uma vida feliz e tranquila, que agrada a Deus e evita o mal. No entanto, essa visão pode ser questionada por diversas razões.

Em primeiro lugar, a sabedoria não pode ser reduzida a uma fórmula simples ou a um conjunto de regras. A sabedoria é um processo dinâmico e contínuo, que envolve reflexão crítica, discernimento prático e adaptação às circunstâncias. A sabedoria não é algo que se possui ou se adquire de uma vez por todas, mas algo que se busca e se desenvolve ao longo da vida.

Em segundo lugar, a sabedoria não pode ser limitada a uma única fonte ou autoridade. A sabedoria pode ser encontrada em diversas tradições, culturas e disciplinas, que oferecem diferentes perspectivas e contribuições para o conhecimento humano. A sabedoria não é exclusiva de uma religião ou de uma ideologia, mas é fruto de um diálogo aberto e respeitoso entre diferentes vozes e visões.

Em terceiro lugar, a sabedoria não pode ser identificada com apenas um tipo de felicidade ou paz. A sabedoria reconhece a complexidade e a diversidade da vida humana, que envolve não apenas prazer e paz, mas também dor e conflito. A sabedoria não nega ou evita as dificuldades da vida, mas as enfrenta com coragem e criatividade. A sabedoria não busca apenas a satisfação pessoal, mas também o bem comum e a justiça social.

Um exemplo de uma visão alternativa da sabedoria é a proposta pelo filósofo grego Aristóteles, que definiu a sabedoria como "a ciência das coisas mais elevadas" (Metafísica I.2). Para Aristóteles, a sabedoria era o grau mais alto da virtude intelectual, que consistia em conhecer as causas primeiras e os princípios mais universais da realidade. A sabedoria era também o fim último da vida humana, que consistia em contemplar a verdade e participar da atividade divina.

Outro exemplo de uma visão alternativa da sabedoria é a proposta pelo filósofo francês Michel de Montaigne, que definiu a sabedoria como "a arte de viver" (Ensaios I.26). Para Montaigne, a sabedoria era o grau mais alto da prudência, que consistia em saber julgar e agir de acordo com as circunstâncias. A sabedoria era também o fim último da vida humana, que consistia em desfrutar da variedade e da liberdade da existência.

Em conclusão, a sabedoria é um conceito rico e multifacetado, que pode ser entendido de diferentes formas e perspectivas. A visão bíblica da sabedoria, que a associa ao temor do Senhor e à obediência às Suas palavras, é uma visão válida e respeitável, mas não é a única nem a definitiva. Há outras visões que defendem uma abordagem mais ampla e equilibrada da vida, que reconhecem a diversidade e a complexidade da realidade humana. A busca pela sabedoria é uma busca pela felicidade, mas não há um único caminho ou uma única resposta para essa busca. Cada pessoa deve encontrar o seu próprio sentido e propósito na vida, sem desprezar ou desrespeitar as outras fontes de prazer e paz.