CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(18) “Sabedoria: Uma Árvore da Vida ou Uma Busca Constante?”

A sabedoria é frequentemente apresentada pelos religiosos como a "Lady Sabedoria", uma árvore da vida que oferece sucesso, felicidade e prosperidade. No entanto, ao analisar essa afirmação sob uma perspectiva mais secular e lógica, podemos refutá-la. Como Sócrates disse: "Só sei que nada sei", indicando que a sabedoria não é um conhecimento absoluto, mas uma busca constante.

A sabedoria é, sem dúvida, um atributo valioso na vida humana. Ela envolve a capacidade de tomar decisões informadas, resolver problemas e agir de maneira ética. No entanto, a busca pela sabedoria não é exclusiva de uma única fonte divina. Ela pode ser adquirida por meio do aprendizado, da experiência e do autodesenvolvimento.

Contrariando a visão religiosa, não é a sabedoria em si que oferece vida, felicidade e prosperidade, mas sim a aplicação prática do conhecimento e da tomada de decisões bem fundamentadas. Como disse Albert Einstein: "A verdadeira sabedoria vem de saber o quanto ainda temos para aprender". Muitas pessoas alcançam o sucesso e a felicidade por meio de esforços, relacionamentos saudáveis e conquistas pessoais.

Em vez de insistir na ideia de que a sabedoria é a única fonte de realização, é importante reconhecer que o caminho para uma vida próspera e feliz é multifacetado. Envolve não apenas a busca pela sabedoria, mas também a valorização de relacionamentos, a busca por paixões e objetivos pessoais, bem como o respeito pela diversidade de escolhas de vida que as pessoas fazem.

Portanto, em vez de confiar cegamente na alegação de que a sabedoria é a única árvore da vida, devemos adotar uma abordagem mais equilibrada. Como diz Provérbios 3:13: "Feliz é o homem que encontra sabedoria". A verdadeira sabedoria está em compreender a complexidade da vida e fazer escolhas informadas com base em nossas próprias circunstâncias e aspirações.