CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(25) “A Fé em Deus e a Realidade do Medo: Uma Reflexão Teológica”

O medo, uma experiência humana comum, pode ser causado por acontecimentos reais ou imaginados. A religião enfatiza que o medo pode ser superado pela sabedoria e fé em Deus, levando à crença de que aqueles que temem a Deus serão livres do medo e de julgamentos divinos. Como disse o Salmo 111:10, "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria".

No entanto, a superação do medo não pode ser simplificada apenas pela fé e sabedoria. O medo é uma emoção complexa, muitas vezes relacionada a situações reais e tangíveis. Como o filósofo Sêneca observou, "Não é o homem que tem pouco, mas o homem que deseja mais, que é pobre".

A ideia de que os ímpios enfrentarão desolação enquanto os justos serão protegidos é uma interpretação simplista dos eventos da vida. Todos enfrentamos desafios e dificuldades, independentemente de nossa fé ou sabedoria. Como afirmou o filósofo grego Heráclito, "Nenhum homem pisa no mesmo rio duas vezes, pois não é o mesmo rio e ele não é o mesmo homem".

Portanto, é importante reconhecer que o medo é uma emoção legítima. A superação do medo envolve uma compreensão mais profunda das emoções humanas e a busca por apoio emocional e psicológico quando necessário. Devemos ser cautelosos ao fazer previsões sobre eventos futuros e julgamentos divinos, pois a vida é complexa e imprevisível. Como disse o Eclesiastes 3:1, "Para tudo há uma estação, e um tempo para cada propósito debaixo do céu". Há um tempo para ter medo!