CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(26) A importância da confiança em si mesmo

O ensinamento central da religião enfatiza a confiança no SENHOR como a fonte suprema de segurança. Como está escrito em Provérbios 3:5, "Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento". No entanto, podemos adotar um ponto de vista mais centrado na autonomia e no poder das ações humanas, sem desconsiderar a importância da espiritualidade e da fé.

A confiança no próprio potencial e na capacidade de enfrentar adversidades é um elemento fundamental para o sucesso. Como disse Friedrich Nietzsche, "Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como". Não devemos depender apenas de forças externas, mas sim desenvolver habilidades, conhecimento e resiliência para superar desafios.

A história está repleta de exemplos de pessoas que alcançaram conquistas notáveis com base em seu esforço, determinação e habilidades. Grandes inventores, cientistas, líderes e visionários moldaram o mundo por meio de suas ações e confiança em suas próprias capacidades. Albert Einstein, por exemplo, afirmou: "A imaginação é mais importante que o conhecimento."

A questão da confiança em si mesmo também está relacionada à psicologia e ao desenvolvimento pessoal. A autoestima e a autoconfiança são características que podem ser cultivadas e fortalecidas ao longo da vida. A psicóloga Carol Dweck, em seu livro "Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso," explora como a mentalidade de crescimento, baseada na crença de que nossas habilidades podem ser desenvolvidas por meio do esforço e da aprendizagem, é essencial para superar desafios.

Portanto, em vez de esperar passivamente pela intervenção divina, é fundamental reconhecer nosso papel ativo na busca do sucesso e da segurança. Confiar no próprio potencial, buscar conhecimento, desenvolver habilidades e manter uma mentalidade de crescimento são elementos-chave para enfrentar as adversidades e prosperar em um mundo complexo e em constante mudança. Em resumo, a confiança no próprio poder é uma parte fundamental da jornada humana para alcançar realizações significativas e superar obstáculos. Como Paulo escreveu em Filipenses 4:13, "Posso todas as coisas naquele que me fortalece".