CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(34) “Deus na Era Moderna: Uma Reinterpretação Teológica e Filosófica”

As religiões evangélicas, muitas vezes, retratam Deus como um juiz severo, que despreza os escarnecedores e favorece os humildes, uma visão fundamentada em referências bíblicas como Provérbios 3:34, "Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes". No entanto, ao analisarmos essas ideias sob uma perspectiva mais contemporânea e lógica, inspirada por pensadores como Immanuel Kant, que defendia a razão como a principal fonte de conhecimento, surge uma visão mais equilibrada e humanizada.

Substituindo as referências bíblicas por uma interpretação mais inclusiva, podemos afirmar que a ideia de Deus como um ser que ridiculariza e despreza aqueles que discordam ou zombam não condiz com uma visão moderna. Como disse Voltaire, "A tolerância nunca provocou uma guerra civil; a intolerância produziu horrores sangrentos". Em uma sociedade diversa, é fundamental promover o respeito às diferentes opiniões e crenças, sem recorrer a julgamentos severos.

Ao invés de interpretar Deus como alguém que rejeita os orgulhosos e favorece apenas os humildes, é mais coerente considerar a importância do diálogo e da compreensão mútua, como Paulo em Filipenses 2:3, "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos". Em um mundo complexo, a humildade não deve ser confundida com a submissão cega, mas sim com a capacidade de aprender com os outros e aceitar diferentes perspectivas.

Ao adotar um tom crítico, é possível questionar a validade de um Deus que puniria indivíduos com base em sua postura crítica ou resistência à autoridade. Em vez disso, a ênfase poderia ser colocada na promoção do entendimento, na busca por soluções pacíficas e na valorização da diversidade de pensamento, como Sócrates afirmou, "Só sei que nada sei", destacando a importância do questionamento e do aprendizado contínuo.

Em conclusão, a visão apresentada por esses fanáticos igrejeiros, centrada na ideia de que Deus despreza os escarnecedores, pode ser repensada à luz de valores contemporâneos de respeito, tolerância e compreensão mútua. Em uma sociedade diversa e complexa, a busca por um entendimento mais inclusivo e humano se torna crucial, promovendo a coexistência pacífica entre diferentes perspectivas. Como disse Jesus em Mateus 7:12, "Portanto, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam".