CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(4) "A Evolução da Sabedoria em um Mundo Moderno”

Ao examinar o ideário central do mundo religioso, percebemos a importância da transmissão de sabedoria e verdade de geração em geração. No entanto, questionamos a relevância desses princípios nos tempos atuais. Como disse o filósofo francês Michel Foucault, "Não somos apenas o que somos, mas o que nos tornamos através da interação com os outros".

O mundo moderno é caracterizado por uma pluralidade de fontes de informação, indo além da influência direta dos pais. Como diz Provérbios 18:15 na Bíblia, "O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura". A ascensão da tecnologia e das redes sociais transformou a maneira como as gerações absorvem conhecimento.

Contrapondo a ideia de que os pais são os únicos professores designados, consideremos a diversidade de influências educacionais presentes na sociedade contemporânea. Como diz Provérbios 1:5, "O sábio ouvirá e aumentará o aprendizado, e o entendido adquirirá sábios conselhos". A televisão, as escolas públicas e até mesmo a pressão dos colegas desempenham papéis significativos na formação do indivíduo.

Devemos questionar a eficácia da abordagem unidirecional de ensino defendida nas igrejas evangélicas. Em vez de apenas reter e obedecer, a ênfase poderia ser colocada na capacidade crítica de avaliar e adaptar conhecimentos à medida que o mundo evolui. Como disse o filósofo grego Sócrates, "Só sei que nada sei", ressaltando a importância do aprendizado contínuo.

Ao concluir, é imperativo repensar a ideia de que a transmissão linear de sabedoria e verdade, centrada apenas na figura dos pais, continua sendo o modelo mais eficaz. Em um mundo dinâmico e interconectado, a capacidade de discernir e aprender de diversas fontes se torna fundamental para uma vida bem-sucedida e adaptável. Como diz Provérbios 15:14, "O coração entendido busca a sabedoria, mas a boca dos tolos se apascenta de estultícia".