CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(7) "Finge-te de idiota, e terás o céu e a terra" — Nelson Rodrigues..

A busca pela sabedoria, um tema central em todas as religiões e destacado nos Provérbios bíblicos, é frequentemente considerada o propósito mais importante da vida. No entanto, uma visão contemporânea sugere uma abordagem mais pragmática, menos vinculada a referências religiosas.

Scott Adams, um pensador moderno, argumenta que "A educação formal nem sempre leva à verdade ou à sabedoria", criticando as abordagens tradicionais de aprendizado. Isso sugere que a busca pela sabedoria não deve ser exclusivamente vinculada a instituições de ensino ou dogmas religiosos.

A psicologia moderna, por outro lado, enfatiza a importância do pensamento crítico e da tomada de decisões informadas como elementos essenciais para o sucesso na vida. Isso contrasta com a visão tradicional de que a sabedoria é "o poder do julgamento correto" baseado em referências bíblicas.

Nelson Rodrigues, um grande pensador brasileiro, disse uma vez: "Finge-te de idiota, e terás o céu e a terra". Isso sugere que a adaptação e flexibilidade muitas vezes superam a rigidez das normas estabelecidas.

A sabedoria, portanto, pode ser vista como um conceito fluido, moldado pelas experiências e conhecimentos individuais, em vez de ser rigidamente vinculado a uma única fonte. Essa visão mais flexível reflete a diversidade do mundo moderno e reconhece que diferentes abordagens podem levar ao entendimento e sucesso na vida.

O lamentável com tudo isso é que o idiota não pode fingir-se de sábio.