CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(8) "O Sucesso em Diversas Tonalidades"

As religiões, de fato, apresentam uma visão de sucesso baseada na busca pela sabedoria, exaltando-a como a chave para a promoção e honra divina. Como Provérbios 4:7 afirma, "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria". No entanto, é importante considerar que o sucesso não é unicamente vinculado à busca pela sabedoria.

Na sociedade contemporânea, o sucesso é multifacetado e pode envolver diversos elementos, como habilidades práticas, inovação e contribuição para o bem-estar coletivo. Como Albert Einstein disse uma vez, "A imaginação é mais importante que o conhecimento".

A diversidade de habilidades e talentos também desempenha um papel crucial no sucesso. A sociedade moderna valoriza não apenas o conhecimento teórico, mas também a aplicação prática desse conhecimento para resolver problemas do mundo real.

Pensadores contemporâneos, como Steve Jobs e Elon Musk, alcançaram realizações notáveis em suas áreas, mesmo sem seguir uma busca fervorosa pela sabedoria filosófica. Suas trajetórias sugerem que o sucesso pode ser alcançado de maneiras diversas, não se limitando apenas à busca pela sabedoria tradicional.

Portanto, ao invés de focar exclusivamente na promoção e honra como resultados da busca pela sabedoria, é relevante considerar a importância da inovação, criatividade e contribuição para a sociedade como critérios valiosos de sucesso. Dessa forma, ampliamos a perspectiva, reconhecendo que a sabedoria é apenas uma das várias vias que podem conduzir ao êxito. Como Paulo escreveu em 1 Coríntios 12:4, "Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo".