Dia 08 – Escreva sua própria história

“A vida é dura para quem é mole”, diz o ditado, você concorda? Há controvérsias...

É claro que a vida pode ser mais difícil do que a gente imagina, mas pode ser mais “fácil” e tranquila se assim quisermos, mas como?

O quanto você é influenciado por coisas exteriores? O quanto você é influenciado pela opinião dos outros? O quanto você é influenciado pela vida dos outros?

Sêneca nos diz: “...É por isso que os antigos recomendavam seguir a vida melhor e não a mais agradável, de modo que o prazer se torne um aliado e não guia da vontade digna e honesta.”

Nesse sentido que Sêneca nos diz, ele propõe que os prazeres da vida sejam nossos aliados e não nossos guias, é bom ter uma vida agradável, mas e melhor ter uma vida boa, mais segura, confortável, digna e honesta. Os prazeres também estão na vida boa e são mais duráveis, porque não são prazeres passageiros e nem nos escravizam.

Decidir por controlar nossa própria vida e escolher o que é bom em detrimento do que é só agradável, pode ser muito difícil e nem tão bem visto.

Construir sua própria história requer mais razão do que emoção, requer ser mais original, ou ser menos igual a todo mundo porque todo mundo faz.