CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico VI(9) "A relação entre o sucesso na vida e o hábito de acordar cedo e dormir pouco"

A ideia de que o sucesso na vida está ligado ao hábito de acordar cedo e dormir pouco, baseada em interpretações bíblicas e ditados populares, carece de fundamentos sólidos. Como o Salmo 127:2 diz: "Inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles que ele ama".

A filósofa Arianna Huffington ressalta a importância do descanso adequado para a saúde e o bem-estar, uma visão que é apoiada pela sociedade moderna. Isso é ecoado em Provérbios 3:24: "Quando você se deitar, não terá medo; quando se deitar, o seu sono será tranquilo".

Benjamin Franklin pode ter dito que "Dormir cedo e acordar cedo torna o homem saudável, rico e sábio", mas a pesquisa do psicólogo Matthew Walker sugere que a privação do sono é prejudicial à saúde. Isso é consistente com o Salmo 4:8: "Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança".

A ênfase na urgência de aproveitar o dia pode ser confrontada com a perspectiva do escritor Albert Camus: "A vida é curta, mas as horas são longas". Isso nos lembra Eclesiastes 3:1: "Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu".

A sugestão de que o horário de verão conspira contra a sabedoria pode ser contestada, considerando a diversidade de perspectivas e preferências quanto à gestão do tempo. Além disso, é crucial reconhecer que cada indivíduo tem ritmos circadianos diferentes, e impor uma única abordagem pode não ser eficaz para todos. Isso é refletido em Romanos 14:5: "Um considera um dia mais sagrado que outro; outro considera iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convencido em sua própria mente".

Em conclusão, ao reinterpretar as citações e introduzir perspectivas mais alinhadas com a compreensão contemporânea do equilíbrio entre trabalho, descanso e sucesso, podemos refutar a ideia central dos fanáticos religiosos e promover uma abordagem mais holística e flexível em relação ao tempo e ao sono. Isso é consistente com Efésios 5:15-16: "Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus".