OS 'GUARDA'

DA SÉRIE UTILITÁRIOS

 

Aguardando a segunda-feira...

OS 'GUARDA' (Alguma coisa)

 

Anjo da guarda

 

De acordo com algumas denominações cristãs, Deus envia um anjo para proteger os fiéis. Argumenta-se que a Bíblia sustenta em algumas ocasiões a crença do anjo da guarda: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". (Êxodo 23, 20).

 

No judaísmo, cada fiel teria um anjo da guarda.

No Islã, "Mu'aqqibat" se refere aos anjos da guarda de cada fiel.

 

A celebração dedicada aos anjos da guarda surgiu na Espanha, no século V e espalhou-se por toda a Europa. A data foi fixada pela primeira vez em 29 de setembro, juntamente com a festa do Arcanjo Miguel.

 

O Aeroporto LaGuardia

(em inglês: LaGuardia Airport) é um aeroporto internacional no Queens, em Nova Iorque.

 

Guardapó

bata ou avental é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, utilizada como forma de barreira corporal em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros.

 

Guardanapo

o termo “guardanapo ", que vem do francês “GARDENAPPE”, sendo traduzido por “proteger a toalha”. Até a primeira metade do século XX, apenas os guardanapos de tecido marcavam presença nas mesas. A necessidade por itens mais práticos, no entanto, deu lugar aos guardanapos de papel descartáveis, na década de 70.

 

Guarda chuva ou sombrinha - (ou chapeu de chuva, em Portugal)

- plural guarda-chuvas, etimologia forma do verbo guardar +chuva

Termo guarda-chuva, outras vezes chamado de termo cobertor, global ou genérico, é um lexema, uma palavra ou frase que designa um conjunto ou abrange um grupo de conceitos relacionados.

Termos globais são conhecidos tecnicamente como hiperônimos.

Uma "organização guarda-chuva" pode ser uma organização que é um órgão abrangente de coordenação e representação de uma série de órgãos separados menores.

Pegadinha

Lexema, vá consultar o dicionário

Hiperônimo, idem

Hipônimo, ibidem

 

Guarda

Guarda é uma cidade portuguesa com 1 056 m de altitude máxima, sendo a mais alta cidade do país.

 

Guarda civil

Guarda Civil, Guarda Civil Municipal ou ainda Guarda Civil Metropolitana é a instituição de segurança pública municipal do Brasil, utilizando-se do poder de polícia delegado aos municípios.

Em agosto de 2023, o Supremo Tribunal Federal julgou a ADPF 995 que estabeleceu de maneira irrevogável que as guardas civis municipais são órgãos de segurança pública e fazem parte do sistema de segurança pública, equiparando-as às demais forças policiais.

 

Guarda de trânsito

A Guarda Civil Municipal de Trânsito atua nas mais diversas demandas, operando de maneira fiscalizatória, além de atuar nas operações de trânsito.

Gestor de trânsito: Profissional responsável por coordenar e otimizar o fluxo de veículos e pedestres em uma determinada área urbana. Ele utiliza estratégias de monitoramento, planejamento e intervenção para garantir a segurança, eficiência e fluidez do tráfego viário.

 

 

Guarda-treco

Como o próprio nome diz, porta-treco serve para guardar tudo. Lápis, canecas, borracha, giz de cera… E tudo mais que quisermos, ajudando a organizar as coisas.

 

Móveis de guarda

Caixas e baús, móveis de guarda, revelam uma sociedade transitória, de mudanças constantes. Aos poucos ganham os pés e perdem as argolas laterais; no século XVIII fixam-se como objetos de interior, revelando uma estabilidade crescente na casa. A definitiva estabilidade aparece quando surgem as gavetas e desaparecem as fechaduras. (Marlene Suano)

Baús são objetos de difícil datação, pois foram executados sem grandes variações nos modelos desde o século XVII até o XIX (Tilde Canti)

Cofres com mais de uma fechadura eram usados em órgãospúblicos e em casas comerciais com vários sócios, pois permitiam o controle mútuo do acesso ao conteúdo.

Há uma certa dificuldade em se determinar diferenças entre arca e baú.

Para Tilde Canti, baú tem como característica a tampa convexa, duas fechaduras e duas alças laterais, sendo predominantemente usada para viagens. Já a arca é definida como uma caixa grande, com tampa plana, de madeira ou revestida em couro, em geral com fechadura.

categorias dos objetos de guarda - cofre, caixa cofre, mala, baú, arca, baú-arca, mala forte, mala baú e caixa.

 

Guarda-livros

Os contadores e profissionais contábeis no Brasil eram conhecidos, entre os anos 1950 e 1960, como guarda-livros, tendo mais reconhecimento a partir dos anos 1970, quando a expressão tornou-se obsoleta.

 

Guarda-comida

Embora não seja um termo conhecido, sua origem remonta à antiguidade, onde inicialmente era utilizado para designar áreas de armazenamento de alimentos, daí sua tradução como “guarda-comida”. Aliás, até hoje a despensa reservada para a conservação de pratos frios é referida como “garde manjedoura”.

Na época da França pré-revolucionária, a manutenção de um estoque substancial de suprimentos era um indicativo de riqueza e poder. Assim, surgiram espaços dedicados à preservação de defumados, curados e embutidos. Com o passar do tempo e o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes culturas, o conceito de garde manger passou por uma evolução significativa, acompanhando o desenvolvimento e o aprimoramento das diversas técnicas de conservação de alimentos.

Na cozinha, o garde manger é o profissional responsável pela preparação dos pratos servidos frios ou em temperatura ambiente (saladas, molhos, antepastos e conservas), pela chacuteria (linguiças, terrines, galantines e patês) e pelo serviço de quarto em hotéis.

 

Guarda-louça

A palavra "guarda-louça" se refere a um móvel utilizado para guardar louças, talheres e utensílios de cozinha.

A palavra "guarda-louça" tem origem na junção dos termos "guarda" e "louça", indicando a função do móvel.

 

Guarda-roupa ou roupeiro

Até os séculos IX e X, as pessoas costumavam armazenar suas roupas em baús. Nessa época, começaram a aparecer os primeiros armários verticais que, como indica o próprio nome, eram utilizados para guardar armas. Esses móveis eram sempre feitos de madeira e o tamanho era suficiente para armazenar espingardas de caça.

O formato dos armários passou a ser usado para móveis chamados de guarda-roupas a partir do século XIX. Eram peças construídas em madeiras como o mogno e o carvalho, com duas portas na parte de cima – que se abriam pelo meio – e gavetas na parte de baixo.

 

Guarda, tu (modo imperativo)

 

Significado de Guardar - Verbo transitivo direto e bitransitivo. Vigiar para defender, salvaguardar: guardar um ponto estratégico; guardar os limites de um terreno.

Verbo transitivo direto. Vigiar para proteger; abrigar, tomar cuidado em: guardar uma criança, guardar ovelhas.

 

Pegadinha

Qual é o antônimo da palavra guardar.

 

Aguardar

Definição de Aguardar - Classe gramatical: verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto

 

Pegadinha

Complete são Antônimos de Aguardar ____________________________

 

Na vida a gente guarda e aguarda - aguarda e guarda - guarda e aguarda

 

aguardar + ardente = aguardente ou aguardar ardentemente

 

Aguardente

é uma bebida espirituosa destilada de elevado teor alcoólico resultante da destilação de vinhos, licores ou produtos vegetais como os cereais ou tubérculos.

Pegadinha

Vá ler - Wikipédia, a enciclopédia livre. Muito interessante.

 

No aguardo de leitores, digo adeus e me guardo, amém.

 

PS. foi tudo copiado… mas citei as fontes.

 

Obrigada Google.

 

https://museucasaalcantara.blogspot.com

 

https://www.gastronomia.com.br