A CADEIRA

da série Utilitários

 

A Cadeira

O substantivo cadeira provém do acusativo latino 'cathedram'. A evolução da palavra latina: 'cathedra(m)' > 'cathedra' (= catedra) > cadedra > cadeira.

 

Sua origem

A história conta que a cadeira foi inventada no Egito Antigo, cerca de 2800 anos a.C. Naquela época, ainda eram de uso restrito dos soberanos. Mas ela não surgiu do jeito que a conhecemos: no começo vieram os bancos, mais tarde criaram o encosto que daria suporte à coluna.

A data de criação da cadeira pode datar de tempos primordiais, quando o ser humano se utilizava de cadeiras simples feitas em pedra. Durante o período da Idade Média, as cadeiras passaram a ser artigos de luxo da nobreza e possuíam armações e construções diversas.

 

Origem da palavra

Sua origem está no grego káthedra, local de assento. A palavra "catedral", ou seja, o lugar onde fica a mais alta autoridade eclesiástica de uma região, tem a mesma origem. Fazendo analogia, quando alguém conhece algum assunto "de cátedra" é porque é uma autoridade no tema.

https://www.dicionarioetimologico.com.br/cadeira/

 

Além do valor utilitário e estético, a cadeira possui uma dimensão simbólica. Quantas decisões da vida são tomadas em uma cadeira, uma cadeira não ergométrica decide o futuro do seu corpo, na cadeira fazemos nossas refeições, na cadeira da escola nascem os grandes gênios, na cadeira meditamos e questionamos a existência.

https://www.casadaculturaparaty.org

 

A cadeira, essa peça de mobília é apoiada sobre três ou quatro pernas, com um encosto que pode elevar-se às vezes acima da altura da cabeça.

A cadeira chegou ao Brasil no século XVI com a vinda dos portugueses. Até então, o mobiliário indispensável no país eram a rede de descanso e a esteira indígenas, ambas de fibras vegetais.

É composta de três partes: Os pés - em geral três ou quatro pés, que podem por vezes ser reforçados por travessas. O assento - a parte onde a pessoa pode assentar-se e o encosto (ou respaldo).

 

A cadeira de balanço

Uma cadeira de balanço ou cadeira de baloiço é um tipo de cadeira que possui os pés anteriores e posteriores interligados dois a dois, possibilitando a oscilação da cadeira.

A sua origem mais provável será na Inglaterra do século XVIII (por volta de 1725). A partir do século XIX, a cadeira de baloiço começou a ser fabricada pelas empresas de mobiliário. (Wikipédia, a enciclopédia livre)

 

A cadeira elétrica

É um instrumento de aplicação da pena de morte por eletrocussão inventado e utilizado essencialmente nos Estados Unidos, onde o condenado é imobilizado em uma cadeira, sofrendo depois tensões elétricas de 2 000 volts. Seu uso foi largamente abandonado ultimamente, sendo substituída pela injeção letal. Além dos Estados Unidos, a cadeira elétrica foi também utilizada nas Filipinas.

 

 

A cadeira de rodas

É uma cadeira montada sobre rodas que é utilizada por indivíduos com dificuldade de locomoção (cadeirantes), podendo ser movida manual ou eletronicamente pelo ocupante ou empurrada por alguém. Depois de fabricadas, muitas cadeiras de rodas passam por terapeutas ocupacionais para serem adaptadas ao portador de deficiência física. Em 2009, pesquisadores italianos inventaram uma cadeira de rodas movida apenas por movimentos cerebrais.

 

A cadeira monobloco

É um tipo particular de cadeira feita em polipropileno, muito leve e fácil de empilhar.

Os primeiros registros da cadeira monobloco datam de 1967, como uma criação do designer italiano Vico Magistretti, inspirado num desenho do arquiteto Joe Colombo.

Existem muitas variações de design da ideia básica.

Ela tem esse nome porque é moldada por injeção a partir de polipropileno termoplástico.

 

Poltrona

É um tipo de cadeira de braços, larga e estofada. Apalavra poltrona tem origem no italiano poltro, que significa "cama". Ao Alongo do tempo, o nome acabou sendo sinônimo de espécie de sofá para uma só pessoa.

 

Sofá

É uma peça de mobília onde as pessoas se sentam e/ou deitam. O divã é uma espécie de sofá muito usado nas sessões de psicanálise freudianas.

 

A otomana

é um tipo de sofá que normalmente não tem um respaldo. Pode ter cantos circulares ou quadrados, e como regra, é o que os estofadores chamam de «sobrestofado» — isto é, a madeira não é visível. Pode ser usada como banco, escabelo, mesa de café ou como uma alternativa para um sofá.

São frequentemente vendidas como mobília em conjunto com poltronas ou alguns tipos de cadeiras de balanço. Uma otomana também pode ser conhecida como escabelo, peanha, supedâneo, pufe, entre outros. «Otomana» também pode referir-se a um assento acolchoado sem costas ou braços, mas que costuma servir para armazenagem, com o assento articulado para formar uma tampa.

 

Escabelo

É um pequeno banco para apoiar os pés, por vezes utilizado por pedicuras. Alguns são muitos parecidos com um estrado pequeno. É utilizado por reis e governantes: quando se sentam no trono apoiam seus pés para ter uma melhor postura ao julgar o cidadão. A Bíblia se refere ao escabelo como o local de honrar ou julgar alguém.

Pode ser uma arca ('caixa') cuja tampa serve de banco.

 

Supedâneo

pequeno banco, como apoio dos pés; escabelo ou estrado de madeira em que o sacerdote fica de pé ao rezar missa.

 

O pufe

É uma almofada de grandes proporções, usada como peça de mobília, mais especificamente como assento.

Os pufes podem ser considerados um bom exemplo de "assento anatômico", pois o formato do pufe pode em geral ser modelado ou afetado pelo usuário. Sacco é o primeiro pufe, desenhado em 1968 por Piero Gatti, Cesare Paolini, Franco Teodoro exibido nos mais importantes museus de arte contemporânea. Wikipédia.

 

Cadeira namoradeira

Usada para namoro no século XIX e início do XX. O casal se sentava na cadeira namoradeira, um de frente para o outro, supervisionados pelos pais que se sentavam em duas poltronas posicionadas ao lado do casal. Quando o namoro acontecia à noite os pais precisavam iluminar o local que na época só era possível com velas, lamparinas ou lampiões. Conhece a expressão “Segurar vela”? http://santamariadomonjolinho.com.br/2021/05/17/cadeira-namoradeira/

 

Com o passar dos anos o uso da namoradeira foi sendo reinventado, assim como a própria peça. Atualmente a namoradeira é usada em halls de entrada mais espaçosos ou varandas para complementar a decoração. https://www.atelierclassico.com.br/

 

O assento namoradeira no cinema

Além das cadeiras convencionais, algumas salas de cinema também contam com poltronas namoradeiras, em que os casais podem aproveitar o filme juntinhos sem um braço de assento divisório entre eles.

 

A chaise longue

O nome chaise longue vem do francês e significa “cadeira longa”, mas apesar da origem do termo já anteceder sua popularidade no Brasil, esse modelo de móvel tem uma história mais antiga ainda, tendo seu uso registrado pela primeira vez nos tempos do Egito Antigo e Grécia Antiga.

Apesar da origem secular, a chaise longue nada mais é do que uma evolução da “dupla” poltrona e pufe. Isso porque é dado esse nome ao tipo de assento estofado onde é possível sentar ou até mesmo deitar com uma leve inclinação na cabeça ao mesmo tempo que as pernas ficam esticadas.

Os modelos podem variar, já que é possível fabricar a peça com ou sem braços e encostos, mas o principal fator em comum entre todos eles é o corpo alongado, esguio e elegante.

 

O sofá-cama

É um tipo de sofá de estrutura metálica que pode ser desdobrado ou aberto para se transformar numa cama. Se trata de um móvel multiuso.

 

A cadeira japonesa

Nada de cadeiras, nada de camas, as mesas (quando existem) tem as pernas bem curtinhas, usando menos madeira nessa parte. Ou seja, trata-se de praticidade e necessidade. Fazer um tatame e um futon é muito mais fácil do que fazer uma cama e um colchão.

O tatame é uma espécie de tapete retangular usado como piso em casas japonesas. As esteiras de tatame são constituídas por uma base de palha de arroz ou material sintético revestida com tecido macio e suave ao toque. A textura diferenciada é a principal característica do tatame, conhecido por sua elasticidade e maciez e por ser ideal para sentar e dormir.

A associação entre o uso do tatame e a prática de artes marciais como judô e jiu jitsu é a mais comum. No entanto, este tipo de piso guarda uma longa tradição histórica muito anterior ao seu uso na composição de salas de academia.

Acredita-se que o uso do tatame se tornou popular a partir do século XVII, quando o revestimento passou a ser utilizado na maioria das casas japonesas. Estes pisos são ideais para o clima único do Japão, quente e úmido no verão e frio e seco no inverno. O tatame ajuda a regular a umidade nos interiores e também se adéqua perfeitamente à cultura local que inclui o hábito de andar descalço em casa, dormir e sentar no chão.

https://www.westwing.com.br

 

O futon

Conhecido também como cama japonesa, explicando de forma simplória, o futon é um colchão extremamente maleável criado pelos asiáticos para poupar espaço, já que durante a noite eram utilizados como uma cama quente e confortável e durante o dia era dobrado e guardado.

Os tipos de futon:

Shikibuton. O shikibuton é a cama futon propriamente dita.

Kakibushi. Já o kakibushi tem dupla função: pode ser usado como colchão ou pufe dobrável.

Zabuton. O zabuton é ainda menor, utilizado na prática de ioga.

Zafu. O zafu é um tipo de almofada redonda, usada na prática da meditação.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Futon

 

A sela

É uma estrutura de suporte que vai amarrada ao dorso de um animal de montaria (cavalos, camelos, asnos etc.), onde se senta a pessoa que conduz. O tipo mais comum é aquele próprio para a montaria de cavalos, cuja invenção remonta a épocas anteriores à Era Comum.

Os cavaleiros ibéricos no século III a.C. usavam selas feitas de lã, linho ou Cabeda.

 

Não se sabe ao certo, mas as evidências remontam que os humanos começaram a cavalgar não muito depois da domesticação, possivelmente já em 4000 a.C. Entretanto, por volta de 700 a.C. se tem registro dos primeiros equipamentos semelhantes à sela.

Eram de pano com franjas ou almofadas usadas pela cavalaria assíria. Então, eram presas com uma cilha – cinta larga, de couro ou de tecido – que incluía tiras no peito e na garupa. https://cavalus.com.br

Modelos:

Sela portuguesa, a Sela americana ( originada no México, levada pelos espanhóis e a inglesa, a sela mais difundida no mundo.

 

O selim

Assento de bicicleta ou motocicleta e Sela pequena e rasa.

https://www.aulete.com.br/selim

 

* * * PS Copiei, mas citando as fontes * * *

 

Boa leitura. Thanks Google

 

 

* * * A Cadeira em poesia: * * *

 

RE VERSO

 

Em minha cadeira de balanço

De madeira, eu relaxo

Eu me perco e me acho.

 

Em minha cama de bambu

E de cipó trançado

Eu tenho sonhado.

 

Em minha mesa

De tampo envidraçado,

Eu bebo vinho, em copo embaçado.

 

No balanço da cadeira

Ou nas tramas do cipó

Ou no embaçado do copo, eu sempre me vejo só.

 

(Daguinaga - Reeditado em 29/08/2014)

 

 

* * * PS. Esse é meu, de verdade! * * *