DA SERIE UTILITÁRIOS

 

A CUECA

 

 

 

CUECA

A palavra deriva de "cu", de origem no latim vulgar culus que significa ânus e de "eca" do grego eco que significa domicílio.

- Eco (a) é um elemento que veio do grego e significa domicílio, habitat, como em ecologia. Assim, cueca é o domicílio, a casa da genitália masculina.

 

Do mesmo lugar, temos cueiro (o pano que envolve a criança da cintura para baixo), com a terminação - eiro, que significa lugar para guardar algo (como em açucareiro e tinteiro).

 

Também daí vieram (a) recuar, de re- (para trás) + cu + -ar; (b) acuar, de a- (direção) + cu + -ar; (c) culatra, do italiano culatta, a parte de trás da arma de fogo.

 

Historicamente, as primeiras cuecas surgiram há 7 mil anos, quando o homem pré-histórico criou uma tanga de couro semelhante a uma fralda. Restos dessas peças primitivas foram descobertos por arqueólogos, dando uma noção de como os nossos antepassados começaram a cobrir suas “partes”.

 

O exemplo mais antigo da roupa íntima masculina data dos homens das cavernas.

São descritas por estudiosos com um longo pedaço de linho moldado como um triângulo com tiras nas pontas. Eram amarrados ao redor dos quadris e laçados por entre as pernas; depois, com as tiras, eram amarrados novamente nos quadris.

 

As cuecas feitas de couro, não deviam ser muito confortáveis, mas cumpriam a missão que suas descendentes têm até hoje: proteger de acidentes.

A noção de esconder a região por questões pudicas só apareceu muito tempo mais tarde, na Idade Média, quanto calças e outros apetrechos já cumpriam a função de proteger.

 

No século XII, com o desenvolvimento das armaduras de platina, as faixas de linho que eram usadas como proteção contra o metal áspero começaram a ser usadas pelos cavaleiros. Desde então, estes tecidos são considerados os reais antecedentes da roupa íntima masculina. Mais tarde, as cuecas, frequentemente amarradas abaixo dos joelhos com fitas ou alfinetes, encurtaram e foram costuradas.

 

No século 13, surgiram os primórdios das ceroulas: calças de linho que cobriam toda a perna e eram muito usadas tanto por camponeses quanto pela realeza.

 

Após a Revolução Francesa, a aristocracia inglesa tornou-se o modelo da moda masculina. O que usavam eram roupas confortáveis e casuais. Com exceção de ocasiões formais, os calções deram lugar às calças mais justas, acompanhadas de botas.

 

Durante o Renascimento, essas calças deixaram de cobrir justamente as partes íntimas para facilitar na hora de urinar: elas ficaram parecidas com enormes meias que cobriam tudo, menos o pênis. Futuramente, elas foram substituídas por versões que cobriam as intimidades, mas continham botões para facilitar a sua liberação.

 

Depois da Revolução Industrial, a invenção da bicicleta também fez com que as cuecas ganhassem novos contornos: era preciso proteger melhor o pênis durante as pedaladas em ruas de paralelepípedo.

A vulgarização de tecidos de algodão ajudou nesse período, dando origem a roupas íntimas semelhantes aos jockstraps de hoje em dia, que sustentavam melhor a genitália.

 

No século 20, surgiram duas revoluções: as cuecas slip e as samba-canções. Essas últimas eram derivadas dos calções dos boxeadores e entraram no mercado na década de 1920. Já as cuecas slip, criadas em 1935, com uma abertura em “Y” na frente, foram tão revolucionárias na moda masculina

 

CUECAS

no Brasil e em Moçambique, cueca é o nome mais utilizado para se referir à peça de roupa interior masculina.

Em Portugal, no entanto, usa-se esta palavra, normalmente no plural ou diminutivo, para referir igualmente o modelo correspondente para mulheres que, no Brasil e em Moçambique, é denominado calcinha (também no plural).

Na versão masculina a sua costura é especialmente modelada para fornecer apoio aos órgãos sexuais, podendo dispor ainda de uma braguilha. Em algumas regiões do Brasil, também é chamada de sunga e em Portugal boxer.

 

Os homens não curtem nada que aperte demais seu fiel escudeiro, por isso materiais mais elásticos e que assentem melhor ao corpo estão entre as preferências.

Os modelos atuais são variados: slip (o mais tradicional e mais vendido no Brasil, que é cavado nas laterais), boxer (normalmente não marca no corpo e é preferido de homens altos, pois “encurta” as pernas), samba-canção (que deixa tudo muito mais solto), sunga (meio-termo entre a slip e a boxer) e jockstrap (cobre apenas o pênis, deixando as nádegas à mostra).

 

O princípio da roupa íntima masculina é o conforto e a simplicidade, motivo pelo qual os shorts chamados "samba-canção" se tornaram muito comuns na década de 1980.

Na década seguinte a roupa íntima dos homens evoluiu e não está pautada só no slip (modelo tradicional), aceitou o calção de malha e todas as formas de produtos derivadas do esporte, como os modelos ciclista, boxer e shorts.

Além das fibras e formato, a nova lingerie tem um corte bem estudado, com costuras invisíveis para não machucar.

Para o dia a dia, as peças mais indicadas são 100% de algodão ou de outras fibras naturais.

 

CUECA BOXER

ou cueca boxer (em inglês: Boxer briefs) é um modelo de roupa íntima masculina.

Como outras peças de vestuário íntimo, serve para tapar e proteger os órgãos sexuais. Estende-se sobre as pernas como a samba-canção (boxer shorts), mas são mais apertados junto ao corpo, como a cueca slip, da qual se difere, essencialmente, por reduzir a pressão feita na zona da virilha. Muitas boxers têm uma abertura para facilitar a micção masculina, sem ter de desapertar as calças

 

As boxers foram criadas nos Estados Unidos a partir da censura sobre os materiais usados na TV naquele país, quando, na década de 1970, decidiu-se que mostrar uma pessoa de cuecas era "indecente"; um estilista "reinventou" então o moderno "boxer-short" (cueca samba canção).

 

CUECA SAMBA-CANÇÃO

Cueca samba-canção ou ceroula é uma cueca semelhante a um short, usada por homens sob as calças. Atualmente, o uso de longas ceroulas está em desuso, mas, a versão boxer, mais curta, é muito popular.

 

SLIP

Também chamada de cueca propriamente dita, é o modelo cavado que se tornou muito popular no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Sua maior característica é possuir de dois a cinco dedos na lateral.

Sua vantagem é que dá maior sustentação ao pênis, separando bem as partes íntimas da coxa.

A cueca slip é uma cueca apertada, sem perneiras, que mantém os órgãos genitais em uma posição fixa. Isso a torna ideal para atividades esportivas ou para aqueles que querem um suporte que as cuecas boxer não fornecem.

 

Em um primeiro momento, esse novo estilo masculino agradou principalmente o público gay – por isso a resistência, até hoje, de homens heterossexuais assumirem a vaidade na escolha de suas cuecas. Porém, essa realidade está cada vez mais sendo alterada: entre os anos 2000 e 2005, no Reino Unido, as vendas anuais de cuecas tiveram um aumento de 25%, ou seja, não são apenas os gays que procuram conforto e elegância na hora de se vestir.

 

FIO-DENTAL

A cueca fio-dental masculina é uma peça pouco conhecida pelos brasileiros, porém mais popular em países da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

No Brasil o uso de vestimentas sensuais é atribuído a exposição sexual das mulheres e por isso a adoção é pouco popular por homens brasileiros.

Apesar de ser muito frequente o uso de fio-dental por mulheres, os homens inovadores começaram a experimentar esse tipo de cueca no dia-dia, eliminando preconceitos e estigmas relacionados ao restrito uso de roupa apelativa.

As vantagens desta cueca estão no formato reduzido adequado a anatomia funcional, proporcionando conforto, frescor, leveza e maior liberdade de movimento.

Justamente por esses motivos o seu uso é comum por esportistas, fisiculturistas e lutadores de ringue.

 

FUNDOSHI

Um fundoshi (?) é um traje originário do Japão que é uma espécie de tanga e que deixa as coxas e nádegas desnudas. É utilizado em lutas e na piscina.

O fundoshi é a correspondente japonesa da cueca.

 

Era muito popular antes da Segunda Guerra Mundial, sendo usado por todas as pessoas de todas as classes sociais e idades. Com a chegada das roupas americanizada, o fundoshi saiu de moda assim como o quimono, mas algumas pessoas ainda preferem o fundoshi pelo seu conforto e pelos seus benefícios. Durante décadas o fundoshi vem sendo usado em lutas de sumo, como traje de banho e em matsuri *

Depois de anos sendo usado por apenas uma minoria, o fundoshi está voltando a estar na moda fazendo sucesso entre pessoas de 20 a 40 anos e entre estrangeiros.

 

Com a chegada das roupas americanizada, o fundoshi saiu de moda, mas algumas pessoas ainda preferem o fundoshi pelo seu conforto e pelos seus benefícios.

Durante décadas o fundoshi vem sendo usado em lutas de sumo, como traje de banho e O fundoshi também dá suporte aos genitais, e no caso do mawashi também dá suporte à coluna vertebral.

 

Por estar justo ao corpo, o fundoshi suga o suor, evitando assim assaduras no verão.

 

TIPOS

Existem vários tipos de fundoshi, mas são três os principais: rokushaku, echuu e mokko.

六尺 ROKUSHAKU- indicado para pessoas dinâmicas e para crianças que estão aprendendo a nadar.

越中 ECHUU- O echuu tem um formato mais simples e um design similar há uma tanga "tapa sexo" o que dá uma aparência mais máscula. O echuu é recomendado para pessoas com uma vida mais sossegada.

もっこ MOKKO- Mokko é o estilo mais simples de todos e o seu design é parecido com uma tanga.

 

MATSURI - uma espécie de Carnaval realizado no Verão em todo o arquipélago japonês.

 

 

JOCKSTRAPS

Cueca também conhecida como suspensório atlético, é uma peça íntima que combina suporte, conforto e estilo.

 Ela  teve sua origem nos meados do século XIX.

Foi criada para atender às necessidades dos atletas, oferecendo suporte aos órgãos genitais e proporcionando liberdade de movimento durante a prática esportiva.

 Com o passar do tempo, a cueca jockstrap evoluiu tanto em termos de design quanto de popularidade. Novos materiais foram introduzidos, como o algodão e o elástico mais resistente. O design também se tornou mais estilizado, com cores vibrantes e padrões modernos, atraindo não apenas atletas, mas também homens que buscavam uma cueca confortável e estilosa para uso diário.  

A principal função da cueca jockstrap é fornecer suporte adequado para os órgãos genitais masculinos durante a prática esportiva. A faixa elástica na cintura mantém a cueca no lugar, enquanto as faixas nas nádegas garantem que tudo permaneça no devido lugar, oferecendo proteção e prevenindo possíveis desconfortos durante movimentos intensos.

Além da funcionalidade, a cueca jockstrap ganhou destaque como uma peça de moda masculina

Hoje em dia, a cueca jockstrap é considerada uma opção de moda ousada e confiante para homens que desejam se destacar.

Embora a cueca jockstrap tenha suas raízes na prática esportiva, ela não se limita apenas a esse contexto. Muitos homens optam por usá-la no dia a dia, apreciando seu conforto, suporte e estilo.

 

SUNGA

ou calção de banho é a peça utilizada como roupa de banho pelos homens. No caso de competições esportivas como a natação e o triatlo, seu uso, ou de peças similares, é obrigatório pois seu tecido, justo à pele, proporciona melhor hidrodinâmica ao atleta.

É em geral feita a partir de licra, um tecido de poliéster, muito resistente ao calor e a de secagem rápida.

No Brasil, seu uso para o lazer é muito popular em todo o litoral, principalmente nas praias do Rio de Janeiro e em certas áreas do Nordeste. Em países como a Austrália o mais comum é o uso do short ou da bermuda.

 

 

 

PS. Copiei tudo e dei meu jeito...

 

Fontes: https://pt.wikipedia.org/

https://www.megacurioso.com.br

https://www1.folha.uol.com.br/

https://www.cardosoelima.shop/pagina/historia-da-jockstraps.html