ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VI(26) “Sexualidade e Consentimento: Desafiando as Normas Bíblicas”

A Bíblia, em alguns textos, apresenta uma visão antiquada sobre as relações entre homens e mulheres, ancorada em preconceitos e estereótipos ultrapassados. Como Paulo escreveu em Gálatas 3:28, "Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus". Esta passagem sugere que todos são iguais perante Deus, independentemente do gênero.

A ideia de que o sexo fora do casamento arruína a vida de um homem é uma visão ultrapassada. As relações sexuais consensuais entre adultos são uma questão de escolha pessoal e consentimento mútuo, não de moralidade imposta. Como o filósofo John Stuart Mill argumentou, "sobre si mesmo, sobre seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano".

A noção de que mulheres que se envolvem em relações extraconjugais são puramente malignas e predadoras é problemática e perpetua estereótipos de gênero prejudiciais. Devemos promover uma visão mais empoderadora das mulheres, reconhecendo sua autonomia e capacidade de tomar decisões conscientes sobre suas vidas sexuais.

Devemos defender o respeito mútuo, a comunicação aberta e a igualdade de gênero em todas as interações humanas. Julgar e estigmatizar indivíduos com base em suas escolhas sexuais é uma forma de discriminação. Como Martin Luther King Jr. disse, "Injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares".

Em última análise, devemos rejeitar a ideia de que a sexualidade humana é intrinsecamente pecaminosa e abraçar uma visão mais compassiva e respeitosa das relações interpessoais. Somente assim poderemos construir uma sociedade verdadeiramente igualitária e livre de preconceitos. Como Paulo escreveu em Romanos 13:10, "O amor não pratica o mal contra o próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei".