ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(3) “Mulheres, Moralidade e Misoginia: Uma Revisão da Educação Sexual Baseada na Bíblia”

A abordagem moralista tradicional, muitas vezes apoiada por referências bíblicas como Provérbios 5:3-4, alerta sobre os perigos das tentações sexuais, particularmente em relação às mulheres rotuladas como prostitutas. No entanto, essa perspectiva carece de uma análise mais ampla e crítica das relações interpessoais e da sexualidade.

Em vez de focar exclusivamente na demonização das mulheres que exercem sua sexualidade de forma independente, é crucial entender que a sexualidade humana é complexa e multifacetada. Como Simone de Beauvoir afirmou: "Não se nasce mulher, torna-se mulher". Rotular mulheres como "prostitutas" é redutivo e perpetua estigmas prejudiciais.

Além disso, essa ideologia cristã se baseia em referências bíblicas descontextualizadas. Em uma sociedade secular e pluralista, é importante reconhecer que nem todos compartilham das mesmas crenças religiosas. Portanto, argumentos baseados unicamente na autoridade das escrituras podem não ser persuasivos para todos.

A comparação feita entre seguir conselhos sábios e evitar o perigo é simplista. Não se trata apenas de lembrar advertências, mas sim de promover uma educação abrangente sobre sexualidade, consentimento e relacionamentos saudáveis. Como Paulo Freire argumentou, a educação deve ser libertadora, não opressora.

Ademais, a ênfase na memorização de versículos bíblicos como forma de resistir ao pecado ignora outras formas de fortalecer valores éticos e morais. A moralidade não deve ser imposta por meio da repetição de dogmas, mas sim cultivada através do pensamento crítico, da empatia e do respeito mútuo.

Em suma, uma abordagem mais inclusiva e atualizada é necessária ao discutir questões de sexualidade e moralidade. Isso envolve reconhecer a diversidade de experiências e perspectivas, além de promover o diálogo aberto e o respeito mútuo em todas as interações interpessoais. Como Galátas 3:28 nos lembra, "não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus".