ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(5) “Para Além da Monogamia: Repensando a Sexualidade na Religião”

A religião tradicional, com sua visão antiquada sobre relacionamentos e sexualidade, é frequentemente fundamentada em interpretações literais de textos religiosos. Como Paulo escreveu em 1 Coríntios 13:11, "Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de criança." É hora de substituir essas interpretações literais por uma abordagem contemporânea e racional.

A ideia de que apenas uma esposa pode satisfazer plenamente um homem ignora a complexidade dos relacionamentos humanos e a diversidade de experiências. Como o filósofo Friedrich Nietzsche afirmou, "Não há fatos eternos, assim como não há verdades absolutas." A monogamia não é a única forma válida de relacionamento, e rotular qualquer outra mulher como "estranha" é simplista e limitante.

A associação do sexo consensual com pecado e rebelião moral carece de base lógica. O consentimento mútuo, como a pedra angular dos relacionamentos saudáveis, não pode ser equiparado a transgressões religiosas. A autonomia individual e o respeito mútuo devem ser priorizados em qualquer interação sexual, como ensina Gálatas 5:13, "Vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não usem a liberdade para dar vazão à carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor."

A abordagem do fanático religioso perpetua estereótipos de gênero, retratando mulheres como sedutoras e homens como vulneráveis à sua influência. Essa narrativa reforça dinâmicas de poder desiguais e desconsidera a responsabilidade individual pela própria conduta. Como Simone de Beauvoir afirmou, "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher."

Em vez de demonizar interações fora do casamento, deveríamos promover uma abordagem mais inclusiva e empática para com diferentes formas de relacionamento e expressão sexual. Isso envolve respeitar as escolhas individuais e reconhecer que o amor e a intimidade não se limitam a uma única pessoa, como ensina 1 Coríntios 13:4-7, "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Em suma, a visão apresentada nas igrejas hoje reflete uma mentalidade ultrapassada e excludente. Para promover relacionamentos saudáveis e igualitários, é essencial questionar e superar essas noções restritivas, abraçando a diversidade e o respeito mútuo como fundamentos para uma sociedade mais justa e inclusiva. Como Martin Luther King Jr. disse, "O arco moral do universo é longo, mas se inclina em direção à justiça." E é nessa justiça que devemos nos apoiar para construir uma sociedade mais inclusiva e amorosa.