ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VIII(14) “Inovação, Educação e Justiça: Pilares da Grandeza Nacional”

A grandeza de uma nação é um mosaico de realizações humanas, onde cada peça reflete um aspecto da inteligência e do esforço coletivo. Como observado em Provérbios 14:34, "A justiça engrandece a nação, mas o pecado é a vergonha dos povos". A sabedoria não é monopólio de nenhuma tradição ou texto; ela é construída coletivamente pela humanidade em sua busca incessante por conhecimento e melhorias nas condições de vida.

"O verdadeiro motor do crescimento nacional é a capacidade de adaptar-se e inovar", afirma o economista Amartya Sen, "e isso depende de um sistema educacional robusto e inclusivo" (Sen, 1999). A história nos mostra que sociedades que valorizam a educação e a pesquisa científica, como a Revolução Industrial na Grã-Bretanha, pavimentaram o caminho para avanços significativos que beneficiaram não apenas suas próprias fronteiras, mas toda a humanidade.

Além disso, a força de uma nação é frequentemente medida por sua estabilidade política e social. Países com instituições democráticas sólidas e uma forte adesão ao estado de direito tendem a prosperar. Como observado pelo filósofo político John Rawls, "uma sociedade bem-ordenada não é uma utopia, mas o resultado de um contrato social justo e equitativo" (Rawls, 1971).

Portanto, ao invés de olhar para trás, para textos antigos, para definir a grandeza, devemos olhar para frente, para as inovações e políticas que moldam o mundo moderno. Como disse o filósofo contemporâneo Slavoj Žižek, "A verdadeira mudança ocorre quando abandonamos o familiar e nos aventuramos no desconhecido" (Žižek, 2008).

Em suma, a grandeza de uma nação é um mosaico de realizações humanas, onde cada peça reflete um aspecto da inteligência e do esforço coletivo. É na diversidade de pensamentos e na aplicação prática do conhecimento que encontramos a verdadeira sabedoria que impulsiona as sociedades para frente. Como Paulo escreveu em 1 Coríntios 12:12, "Porque assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim também é Cristo".