Sobre a Polaridade Masculina ou Feminina

Viemos como espíritos imortais em trânsito, aprender na terra, ora na polaridade feminina, ora na polaridade masculina, os papéis exercidos socialmente pelo homem ou pela mulher.

A polaridade masculina ou feminina não se resume aos papéis sexuais de reprodução da espécie. Durante as 24 horas do dia, o homem realiza o seu papel social na vida de relação com o compromisso de assumir responsabilidades, proteger, respeitar o outro em seus sentimentos e singularidades, buscando ser na família, arrimo, apoio, auxiliando assim no desenvolvimento de seus pares, sejam eles homem ou mulher.

Dentre os papéis que exerce, um deles é o de procriar e relacionar-se sexualmente para isso.

Entretanto, em ambas as polaridades o essencial é conviver com amor e respeito ao outro, seja o outro homem ou mulher, com sensibilidade e cuidado nos sentimentos que desperta e cultiva, buscando ser companheiro e amigo nos momentos de dificuldades. Ser Homem ou Mulher não consiste apenas em relacionar-se sexualmente como o único ou o mais importante papel a ser exercido.

O essencial é a aprendizagem do amor, cuja aquisição é a meta em qualquer circunstância, ou existência.

Ainda é o livre arbítrio e o uso da inteligência que determinam qual o caminho melhor a seguir. A existência de um problema nos coloca a a necessidade de buscar saídas para vencê-lo. Assim como uma pedra grande colocada à frente de nossa passagem, nos leva a refletir o que podemos fazer para abrir caminho, como contorná-la, ou parti-la em pedaços menores, ou escala-la e achar a saída.

Quando alguém reencarna num corpo masculino e sente-se atraído pelo seu igual, na situação homossexual, dentre as explicações possíveis está a de que esse espírito abusou significativamente dos seus recursos genésicos, contribuindo para o sofrimento afetivo-sexual de outrem, pois num corpo feminino, por meio da sensualidade, se exerce um poder de sedução inestimável capaz de conquistar o que lhe convém.

Aprender a lidar com a própria sexualidade e com as energias que ela coloca em movimento, são umas das maiores aquisições do espírito, que reencarna como homem ou mulher, imprimindo em suas relações intimas, com os do mesmo sexo ou não, as marcas do respeito e do amor.

Se educar mentalmente e sexualmente, respeitando-se e respeitando o próximo, no sentido de não ferir, faltar com o apoio afetivo e emocional a quem se ligue, cumprindo as funções sociais de homem ou mulher, independente se terá ou não relação homossexual , parece ser a aprendizagem essencial à vida.

Podemos sintetizar esses conceitos no mandamento, que segundo Jesus resume toda a Lei de Deus e os profetas: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

www.joselmavasconcelos.blogspot.com

Joselma de Vasconcelos Mendes
Enviado por Joselma de Vasconcelos Mendes em 19/01/2008
Reeditado em 19/01/2008
Código do texto: T823902