Pequeno Ensaio Sobre Cartesianismo

Tudo pode ser duvidado.

Em tudo pode haver dúvidas. Mas como ser alguém que insira a dúvida no cotidiano? Como duvidar das leis que regem as sociedades?

Revoluções foram travadas em nome de uma pergunta, para se obter uma resposta. Uma resposta clara e objetiva. É o Cartesianismo, o movimento que caracterizou a dúvida proveniente da solução para certos abalos racionais, que modificam o intelecto do homem.

Seja como for, ser cartesiano, é ser o avesso da estaticidade, ou seja, não ser uma mera "estátua" perante certos abusos ou desleixos racionais que assombram o mundo de hoje.

Se não houvesse o desejo humano de duvidar do que é certo e provar por A mais B que a vida é uma "lógica filosófica" - "sei que nada sei" - esta nunca avançaria à um patamar de desenvolvimento, como acontece hoje. O desejo de estar sempre na busca por sabedoria é, no fundo, o primeiro passo para ser grande intelectualmente. Como são felizes os que duvidam, pois deles será o mundo, moldado por eles.

O mundo foi criado para que o conhecimento seja daqueles que saibam procurar, desde que este seja dividido, pois conhcecimento é uma arma perigosa. Duvidar é ter acesso à um mundo de novos conceitos. Daí pode-se tirar a conclusão: o homem tem que duvidar de tudo para entender o seu redor.

Contudo, ser cartesiano é negar o fato que tudo está consumado, principalmente se há algo de duvidoso rondando tal fato. Ser conhecedor do seu próprio mundo é duvidar dele mesmo e de si mesmo.