É possível viver sob a perspectiva da eternidade?

O fundamento da fé cristã é Cristo e a sua máxima é: a morte foi vencida na cruz.

Esta foi a obra principal de Jesus: mostrar ao mundo que há vida após a morte.

A morte, em vez de um fim, é uma passagem, uma transformação para a vida eterna em outra dimensão.

Todo cristão deveria viver desta e nesta perspectiva. Falamos disso o tempo todo. Pregamos, louvamos, agradecemos e cultuamos o nosso Senhor por sua obra na cruz. Mas, será que, realmente, vivemos na perspectiva da eternidade? É a pergunta que tenho me feito hoje.

Ora, se cremos que há vida após a morte, a eternidade passa a ser uma realidade presente, isto é, a vida eterna (Reino de Deus) já começou, está dentro e entre nós. Não deveria mais haver pressa, tumultos, iras e porfias. Nós estamos no mundo, mas não fazemos mais parte dele.Sendo do reino de Deus, não podemos continuar a viver na perspectiva de uma vida limitada e na onda da competição, da acumulação, do sucesso, da fama, da exploração do outro e do uso do prumo do mundo para avaliação de nossas realizações do aqui e agora.

A principal realização é mostrar ao mundo que a morte já foi vencida e a serpente esmagada. O nosso prumo são as Escrituras Sagradas. Precisamos concretizar o reino da eternidade para fazer valer o sacrifício de Jesus na cruz. Esse é o culto racional a que Paulo se referia. Essa é a verdadeira adoração.

Como fazer isso? Você me pergunta. Dou algumas das respostas que me ocorrem, mas penso que cada cristão deve ter uma porção delas também. As soluções vêm do ato de contemplar a eternidade, talvez o primeiro passo. Quando visualizo a eternidade e o reino de Deus, vejo um mundo permeado por amor e compaixão. Vidas simples e destituídas de posses. A posse maior é o amor Divino, o amor pelo outro.Trabalhamos sempre pelo bem comum. O bem do todo, que tem a primazia, porque o todo é do Senhor. É objetivo do cristão acrescentar qualidade de vida ao coletivo. Assim, estaremos fazendo a vontade de Deus, amando a nós mesmos e ao outro, construindo um universo melhor, no qual habitamos e habitarão os nossos descendentes, como Ele projetou. E a moeda deste mundo é o amor. O melhor exemplo de vida eterna foi, é e continuará sendo o modo do viver de Jesus. Ele nos mostrou como viver aqui na terra, na perspectiva da eternidade. Confortando, curando, ensinando, respeitando a diversidade. Em intima relação com Pai: “Ele e eu somos um.”

Olhemos para Ele, esvaziemo-nos de nós mesmos e arrisquemo-nos a dar o grande salto. Deus está conosco para nos possibilitar essa passagem.

Vencemos a morte. O reino de Deus que já está entre nós.

Sim, é possível viver na perspectiva da eternidade!