Departamentalização da mente ( Psicologia X Agronomia)

Departamentalização da Mente ( Psicologia X Agronomia)

A mente é dividida no cérebro por departamentos bem definidos e com características genéticas próprias para crescerem e desenvolverem nossas emoções nas mais variadas formas e situações no decorrer da vida ( Departamento pro sexo, religião, comida, trabalho, lazer, dormir, etc.). Tudo parece muito simples, mas quando um desses departamentos extrapolam suas funções, compulsivamente,(sem avaliar a origem ou o grau de consciência de cada um), vão aumentando, transbordando, invadindo e afogando outras áreas; comprometendo e inibindo nossos potenciais já pré-estabelecido. Surge então, os mecanismos fisiopatológicos das alterações mentais, com os seus mais variados sintomas e suas doenças correspondentes, já catalogadas. É um jogo de causas e consequências. Os tratamentos vão desde à Psicologia, Psiquiaria e outros métodos tradicionais e não tradicionais que temos em mãos. Mas na verdade, o que podemos fazer é uma terapia agronômica (Matéria chamada Irrigação e Drenagem). Podemos perfeitamente usar esses métodos para terapia uma mental. Nosso cérebro sofre muito com isso. Às vezes irrigamos demais certas áreas da nossa mente e, às vezes, drenamos áreas que não poderiam. Por isso, penso que nossas desilusões e procuras intempestivas é a falta de conhecimento em Agronomia. Quando temos uma paixão fulminante, onde esse sentimento passa ser o centro de nossas emoções. Vê no que dá. Nosso cérebro todo irrigado por uma questão aceitável e até louvável, mas o suficiente pra inundar todos os outros sentimentos, drenando e anulando outras áreas de suma importância para o nosso equilíbrio emocional. Esse mecanismo é o mesmo pra muito das nossas pertubações. No meu caso. Tenho tendência ao alcolismo, não sou nenhum beberrão, mas quando bebo, sempre me excedo e já tive muitos problemas. Hoje consciente disso, procuro irrigar outras áreas importantes que já não dava tanto valor, como esporte, leitura, escrever e é o que estou fazendo agora. Tenho uma personalidade compulsiva e isso me levou a extrapolar e desequilibrar os departamentos que tenho. Outro exemplo foi ter me envolvido exageradamente com religião. Rezava, orava, jejuava, fazia voto de castidade, voto de pobreza e cada dia mais frustrado e longe dos meus objetivos. Irriguei todo meu pensamento para atividades religiosas e deixei seco e carente outras áreas importantes da minha vida. Se eu ficar em frente esse computador, fazendo poesias dia e noite, não vai ser diferente. Não sou contra religião, não tenho trauma de religião. Tenho pena de mim e de outros que se jogaram e que se jogam compulsivamente perante essas atividades, pelo fato de estarem cultuando uma causa justa, "Deus", mas as consequêcias podem ser drástica, como foi a minha. Me intoxiquei com religião, mas ela continua sendo a mesma. Ajudando muita gente a encontrar o equilíbrio, a não se distanciar da ética, a encontrar um caminho com menos penúria e é o que nós todos precisamos. Qualquer coisa que fazemos em prol das nossas realizações e crescimento espiritual tem seu valor: Procissão, Missa, Culto, Terreiro, etc. "Sendo com Fé, coisa ruim não é". Escrevi esse texto na intenção de mostrar que nossa fé é um complexo e emaranhado formas de pensamento, e que pra conseguir um conforto espiritual, não dependemos somente de seguir regras e leis desenhadas pelos homens, mas também avaliar outros fatores importantes inerentes ao ser humano que nem a Agronomia, nem a Psicologia vai encontrar uma solução precisa desse mistério que é a nossa ALMA.

Desejo as todos uma boa Páscoa e não se esqueca:

"Saia de sua casa, vá pro campo.

Vá de carro, bicleta, à pé,

Lá tem Agronomia, lá tem irrigação e drenagem,

Lá você pode encontrar a Fé".