O selo do cristão

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”.

Nisto todos conhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo13. 34-35)

Cristo tem uma expectativa em relação a mim e a você. Quando aceitamos Cristo como nosso único e suficiente Salvador Ele nos dá muitos tesouros – a paz com Deus, a certeza da Salvação, a certeza da Vida Eterna, a certeza da presença do Espírito Santo guiando o nosso viver. Mas Ele também espera algo de nós. Ele espera que realizemos sua obra dando continuidade ao que começou.

Jesus nos ensinou sobre o amor de Deus, todo o tempo, de diferentes maneiras, em diferentes lugares e para diferentes pessoas. Jesus proclamou o Amor que salva.

E Ele, como mestre perfeito, nos diz claramente o que devemos fazer ou como nos conduzir nas mais importantes questões da vida. Ele não só fala, mas pratica integralmente o que prega, o que ensina.

Então vejamos os exemplos que nos deixou:

O Amor de Jesus é Humilde – sendo Deus esvaziou-se de si mesmo. Nada de se julgar melhor que os irmãos, mais inteligente, mais gentil, mais endinheirado, mais ágil , mais bonito, mais poderoso, mais, mais e mais.

O Amor de Jesus não faz Acepção de pessoas – Ele se relacionou com todos os tipos de pessoas, ricos, pobres, prostitutas, cargos elevados, pescadores, judeus, samaritanos e gentios, homens e mulheres. Ele não escolhia as pessoas com quem andar, ao contrário, elas é quem o escolhiam. Ele faz assim até hoje não é?

O Amor de Jesus é Paciente – Jesus responde com paciência a todas as questões dos seus discípulos, mesmo quando eles davam provas de não terem entendido nada. Ele tornava a repetir e não desistiu de nenhum deles. Quem o deixou o fez por que quis.

O Amor de Jesus é Caridoso – aqui podemos nos lembrar de sua preocupação em alimentar a multidão que o ouvia faminta multiplicando os pães e os peixes.

Quer dizer, Jesus não ficava só no discurso, Ele ajudava os que lhe pediam, sem reservas, provendo aquilo de que necessitavam, vinho no casamento, curas e alimentos.

O amor de Jesus é Benigno – Ele quer salvar a todos. E nos ensina a amar até os nossos inimigos.

O amor de Jesus é Fiel – Ele não trai os que crêem nEle. Não perderá nenhum dos que o Pai lhe deu! Mesmo que de vez em quando façamos as coisas de modo diferente de seus mandamentos Jesus é fiel para nos perdoar. Setenta vezes sete.

Assim é que Jesus nos ensina a amar – como Ele nos amou.

Sempre que eu leio os evangelhos eu sinto o Amor de Jesus.

Quando aceitamos Jesus como nosso único e suficiente Salvador somos selados com o selo do Amor. Não podemos dizer que estamos em Cristo se não tivermos Amor. Não o amor egoísta que o mundo prega, onde se faz exatamente o contrário do que Cristo no ensinou. Não um amor que escolhe quem vai amar... até quando... na dependência de... Mas o amor maior, o amor sem barreiras, sem preconceitos, sem limites, o amor que ilumina, o amor que mostra que somos de Cristo, agora e na eternidade e como diz Paulo em 1Co.13. 1-3:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como um sino que tine”.

E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Só vivendo nesse Amor é que seremos declarados verdadeiros cristãos. Essa é a luz que ilumina nosso caminho, é a candeia que se acende e que deve ser posta no alto para que todos vejam – a luz do cristão, a luz de Cristo, o selo que nos salvará.