Ensaio Sobre a Insanidade Ditatorial na História

As correntes idelógicas presentes no mundo de hoje já protagozinaram os mais sagrentos capítulos da história da humanidade. Tirania, despotismo, bárbarie em todas vias democráticas que, sem quase nenhuma defesa, foram submissas à influência de mentes ensandescidas pela fome de poder. Nossa história é pintada e escrita com sangue e esculpida com os crânios das vítimas de tamanha negligência humana.

Alguns dos mais abruptos episódios que já pesquisei envolveu o completo desdenho do governo soviético, com o então "homem de ferro" Stálin no poder, para com os ucranianos no episódio chamado "Holodomor". Este período em que o povo que habitara o Cáucaso Norte foi vítima de uma fome terrível. Este quadro macabro se deu devido as más colheitas e exportação dos grãos que seriam utilizados para socorrer as vítimas. Foram milhares de mortos. Nessas horas o poder fala mais alto. A URSS queria alçar patamares mais altos e deveria abrir mão de seu povo. Esta política doentia também se fez ver na China de Mao Tsé-Tung no seu "Grande Salto Pra Frente". Tal política de desenvolvimento matou milhares de chineses, umas das maiores tragédias humana da história. No Camboja, foi a vez de Pol Pot que resolveu transferir para o campo grande parte da população urbana, afim de garantir mais mão-de-obra. Muitos se submeteram as doenças ou falta de intimidade no campo e morreram.

Em síntese, tais políticas visavam apenas o crescimento individual, ou seja, poucos ganhariam com tais planos econômicos. Por exemplo: na URSS, enquanto os camponeses trabalhvam e eram impedidos de deixar o país, os burocratas e agentes do partido comunista poderiam usufruir das regalias capitalistas da época, como viagens, roupas, bebidas importadas e assim por diante. Se era pra ser um governo igualitário, por que ainda haviam camadas sociais remanescentes? Caso não saibam, esse socialismo é o chamado real. A idéia de Karl Marx pode ser chamada de socialismo utópico. O próprio Stálin havia afirmado que é impossível realizar o sonho de Karl Marxs nos mínimos detalhes. Ponto para o "capitalismo selvagem".

É fato que as maiores tragédias humanas ocorreram em governos socialistas. Mas existiam Estados totalitários que não tinham uma inclinação para esquerda proletária e eram tão cruéis quanto estes. Um exmplo bem marcante no século XX é o de Adolf Hitler. De mero pintor sem futuro a maior ditador da Europa. Foi um longo caminho ideológico, porém para uma Alemanha arrasada e mal-tratada, qualquer caminho para fora daquele poço era bom. O nazismo cresceu em volta do pensamento de que a raça ariana era superior e que os alemães eram, por direito, donos da terra. Era o espaço vital, Lebensraum em alemão, termo utilizado por Friederich Ratzel, um dos semeadores da Geografia Moderna. Também era pregado a esterilização das raças consideradas inferiores, incluía judeus, estrangeiros e todos que não tinham vínculo sangüíneo com a maioria dos alemães. Se a morte na Ucrânica foi chamada de Holomodor, na Alemanha ela ganhou uma alcunha que seria sinônimo de genocídio: Holocausto. Eram os anos negros do século XX. Uma amostra do tamanho da desesperança que o povo alemão tinha. Via-se inimigos em toda parte e a pobreza gerava monstros. A Alemanha humilhada caiu nas mãos da loucura de se ver livres de tal vergonha.

Outro cenário bem visível de abuso de autoridade por ultra direitistas, é aquele onde aparecem as ditaduras militares na Argentina, Brasil e Chile, ocorridas entre as décadas de 60 e 80. Muitos foram torturados em nome da segurança. Outros, foram brutalmente assassinados. Na Argentina, especula-se que mais de vinte mil pessoas desapareceram nas mãos dos militares. O tempo não apaga tão fácil estas cicatrizes latinas.

Como se pode ver, estes pequenos exemplos de insanidade provacada pelo poder absoluto, nos retoma a pergunta: Por quê? Várias mortes por uma causa, guerras travadas em nome de um ideal. Líderes que regem a nação e a levam para a morte enquanto fumam charutos na varanda vendo números de guerra. A sede de poder, a tirania que inibe a organização e cria o caos ou vice e versa, acontece a toda hora no mundo. O passado está repleto de exemplos que em pleno Terceiro Milênio continuam a se repetirem de forma absurda. O ser humano, ser racional por evolução, se faz de cego quando se vê no topo do mundo...

Contudo, apenas um sociedade igualitária e democrática é capaz de romper esse despotismo no mundo. A união será capaz de fazer a diferença, só basta ser essa união.

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 03/04/2008
Reeditado em 01/01/2010
Código do texto: T929631
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.