Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O COBRADOR

Se quisermos criar bondade e prosperidade para nós e para os outros, precisamos exercitar o processo consciente de fazer escolhas.
Existe uma lei na física , a 3a lei de Newton , chamada de ação e reação que diz que toda a ação gera uma reação de mesma força e intensidade no sentido contrário , resumindo o mundo e as pessoas ao seu redor lhe devolverão mais o menos o que você está lhes dando , mas diferente da Lei de Newton , esta reação pode ser desigual e surpreendê-lo.
  Suponha que eu insulte alguém. Essa pessoa pode se ofender e me insultar de volta , até me agredir  Se elogio alguém há uma grande chance de eu também ser valorizado e elogiado , sendo assim a sua ação ou reação depende da sua vontade pois se baseia em uma escolha , logo está em suas mãos , deste modo devemos nos perguntar quais são as conseqüências desta escolha - Ela trará felicidade para mim e para os outros ? Se nos sentimos confortáveis com nossa decisão podemos ir em frente.
  Lembre-se , Toda a ação gera uma reação e você será responsável por isso.
 
" As regiões mais traiçoeiras e inexploradas do mundo não se encontram nos continentes ou nos mares; estão nas mentes e nos corações dos homens "

O COBRADOR

       Depois de um dia de caminhada pela mata, mestre e discípulo retornavam ao casebre, seguindo por uma longa estrada. Ao passarem próximo a uma moita de samambaia, ouviram um gemido. Verificaram e descobriram, caído, um homem. Estava pálido e com uma grande mancha de sangue, próximo ao coração. O homem tinha sido ferido e já estava próximo da inconsciência. Com muita dificuldade, mestre e discípulo carregaram o homem para o casebre rústico, onde trataram do ferimento.
       Uma semana depois, já restabelecido, o homem contou que havia sido assaltado e que ao reagir fora ferido por uma faca. Disse que conhecia seu agressor e que não descansaria enquanto não se vingasse.
       Disposto a partir, o homem disse ao sábio:
- Senhor, muito lhe agradeço por ter salvo minha vida. Tenho que partir e levo comigo a gratidão por sua bondade. Vou ao encontro daquele que me atacou e vou fazer com que ele sinta a mesma dor que senti.
       O mestre olhou fixo para o homem e disse:
- Vá e faça o que deseja. Entretanto, devo informá-lo de que você me deve três mil moedas de ouro, como pagamento pelo tratamento que lhe fiz.
       O homem ficou assustado e disse:
- Senhor, é muito dinheiro. Sou um trabalhador e não tenho como lhe pagar esse valor!
- Se não podes pagar pelo bem que recebestes, com que direito queres cobrar o mal que lhe fizeram?
       O homem ficou confuso e o mestre concluiu:
- Antes de cobrar alguma coisa, procure saber quanto você deve. Não faça cobrança pelas coisas ruins que te aconteçam nessa vida, pois essa vida pode lhe cobrar tudo que você deve. E com certeza você vai pagar muito mais caro.




Extraído do Livro "É divertido fazer o impossivel" Ed. Casa da Qualidade , Roberto Recinella
Roberto Recinella
Enviado por Roberto Recinella em 06/01/2006
Código do texto: T95284

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Roberto Recinella - www.projetosolemio.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Roberto Recinella
Campo Mourão - Paraná - Brasil, 50 anos
43 textos (8901 leituras)
5 áudios (1895 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 20:04)
Roberto Recinella