Parceiros da Educação, Amigos da Educação: Cuidado com Eles

Parceiros da Educação, Amigos da Educação: O Perigo do Inimigo Íntimo

-Parceiros da Educação Pública: o parceiro não deveria ser o povo cobrando se o governo investe mesmo (além da propaganda eleitoreira enganosa) na educação enquanto núcleo social de relação humana?. Periga ver. Amigos da Educação são todos os cidadãos contribuintes, não antros da classe dominante e sua burguesia que não sacou que, o Brasil rico para os ricos, também precisa ser rico para os excluídos sociais, isso sim, é o que pressupõe o tão chamado gerenciamento do choque de inclusão, princípio básico de, a curto, médio e longo prazo, num crescendo, buscarmos uma verdadeira democracia social. Isso é o que importa. Educação pública é coisa séria.

-Um desqualificado ex-Ministro da Educação, incompetente e corrupto de cara lavada, da linha neoliberal, tungando os cofres públicos para suspeitamente beneficiar fundos privados da educação, banalizado a educação pública até mesmo do nível básico ao universitário, depois do engodo geral que foi sua péssima gestão (blindada pela mídia e blindado pela justiça), deu de abrir uma ONG que congrega amigos do alheio, parceiros da educação, amigos da escola, mas, que moral o senjeito tem para parecer que é o que não é, se pensa que pensa e, se no bronco exercício do cargo a prática era outra do que uma teoria que hoje defende como falso dono da verdade. Cuidado frágil.

-Uma ex-secretária de educação de São Paulo, ligada a agiotas do capital estrangeiro de um partido que promoveu as privatarias suspeitas de tantas privatizações-roubos, falindo a educação em SP (e a saúde, a segurança) vendo a relação professor aluno como um mero dígito na estatística e não enquanto técnicas de aproximações para elevar a qualidade do ensino, e, a muito custo finalmente deposta do poder, fundou uma ONG – acredite se quiser – e tem amigos do alheio, amigos da escola, parceiros (de ocasião) da escola, parceiros da educação, dá palestra, dá cursos, alardeia currículo, opina, escreve para jornais, mas, cadê a tal competência técnico-admninitrativo-operacional, se era uma mera secretária de enfeite, a pessoa errada no lugar errado?.

-Quando o Presidente Lula, sacou que uma alta verba poderia operacionalizar melhorias na educação, sempre a partir do profissional de ensino enquanto ser humano pensador e conhecedor da dura realidade do dia-a-dia, esses mesmos brasileiros mal intencionados e incompetentes que estavam atrapalhando na educação, falindo a educação, de olho gordo nas tais verbas, de presto, comungados com parte da mídia tendenciosa e amoral, deu de atacar os professores e reivindicarem parte desses valores, não porque foram honestos quando estiveram no poder (não tinham na direção uma ótica ético-plural-comunitária, mas, como inimigos íntimos do poder que trataram mal, querem continuar faturando. O crime organizado tomando face legal querendo boicotar a educação e abocanhar verbas públicas com interesses suspeitos, escusos. Aliás, se uma escola tem parceiro, e assina um recibo muito maior do que o valor que realmente recebe, para a empresa “amiga” depois desviar (glosar) o Imposto de renda, e isso se chamar parceria, então estamos perdidos mesmo. Está na hora de uma força Tarefa da Policia Federal investigar esses ex-isso, ex-aquilos. E auditarem poses, verbas, amigos e parceiros. Ou a tal transparência pública só vale quando é para o governo federal, não vale para corruptos e ladrões de uma oposição leviana que sustentou improbidades e incompetências no setor? Que tal se criar uma área do Ministério Público, em todo o Brasil, ligada aos Direitos Humanos dos Professores Públicos?

-Parceiros da Educação, Amigos da Educação, Amigos da Escola, são todos aqueles que cobram da própria ONU uma auditoria na escola pública brasileira, sobre a supervisão de gabaritados sindicatos da categoria, profissionais de estirpe, para então finalmente se saber o porque de tantas terceirizações neo-escravistas, tantas privatizações-roubos (cadê a alta grana, quem gerenciou o embuste beneficiando quadrilhas partidárias?) por que suspeitamente falam tanto mal da educação pública, atacam tanto os professores, quando, por exemplo, um educador em São Paulo ganha menos trinta por cento do que um educador do Piauí? Quem é o ladrão? Quem é que vai pagar por isso? Quem quer enganar a quem? Cadê as verbas, desvios de verbas, propagandas enganosas, imposições antidemocráticas de cima pra baixo, histéricos continuísmos políticos, desvios de função, mentiras e lambanças na área, por antros comprometidos com o câncer neoliberal que ataca cofres públicos e assaca contra a educação que tem que ser melhorada, não atacada. Já pensou? O que há por trás disso tudo?

-Por que não temos parceiros da Justiça e seus labirintos pouco éticos? Por que não tem parceiros da policia para sabermos quem é policia e quem é bandido, além de finalmente sabermos quem lucra com a falta de segurança no flanco o crime organizado dando ordens? Por que não tem tribunal ou juizado de pequenas causas em cada periferia, cada favela, cada escola, cada núcleo de abandono a partir de quando fomos reféns do inumano Plano Real que criou monstros e gerou milhões de desempregos, além de ter gerado tantos problemas socais graves que explodem nas escolas públicas sem estrutura? A verdade dói. Professor também é gente. Então por que ganha menos do que policial ou do que um motorista de ônibus urbano das grandes metrópoles? Sou do tempo que professor ganhava igual a juiz. E agora? Quem é cego ou tem ótica vesga para querer primeiro criar ONGs e tirar dinheiro público para interesses escusos de instituições privadas, principalmente aquelas bancadas por amigos do alheio?

-Por que não investigam o verdadeiro crime organizado de alguns vestibulares, algumas universidades privadas que levaram vantagens com altas verbas públicas, alguns cursos suspeitos de beira de estrada, até mesmo alguns políticos que mesmo corruptos e ladrões hoje são donos (ou têm testas de ferro) em instituições que, pasmem, formam bacharéis, advogados, doutores, depois delegados, promotores, juizes, desembargadores, eles para julgar eles mesmos. Já pensou? Quando, recentemente, finalmente um repórter vivo de linha investigativa sacou que o PCC quer ter seus “autoridades” também (como as quadrilhas de neoliberais aqui e ali no poder beneficiando quadrilhas do meio e no entorno), autoridades oficiais “legalizadas” também, porque ninguém associou ao fato de políticos corruptos e ladrões que legalizam ONGs suspeitamente normalizadas, cooperativas camufladas tudo com o intuito de defenderem interesses próprios, os chamados new richs (como os da colonização, da escravatura, do golpe de 64), os amigos do alheio como raposas posando de amigos da escola, amigos da educação, parceiros de si mesmo em fundos públicos. Olho neles.

-0-

Silas Correa Leite, Itararé-SP, Brasil

Teórico da Educação, Especialista em Educação, Coordenador de Pesquisas em Educação Pública

Prêmio Lígia Fagundes Telles Para Professor Escritor

E-mail: poesilas@terra.com.br

Site: www.itarare.com.brsilas.htm

Autor de Porta-Lapsos, Poemas

Autor de Campo de Trigo Com Contos, Contos

-Texto da Série: “Brasil, Que Falta de Educação” (Livro inédito do autor)